Publicado em 01/06/2015 - geral - Fernando de Miranda Jorge
Desde o ano de 1999, data da aprovação do projeto para execução de pavimentação da BR-265, entre o Nordeste Paulista ao Sul e Sudoeste de Minas, as obras, de 120 km de extensão, foram dadas como concluídas. O que não é a realidade, pois faltam ainda 9,2 km de segmentos descontínuos entre Jacuí, Bom Jesus da Penha a Alpinópolis a serem feitos. Se 110,8 km foram concluídos em 16 anos desde aprovação do projeto, os 9,2 km não poderiam demorar mais que 1,23 anos. E infelizmente já decorridos mais de05 anos e nada foi feito até hoje. É uma bela obra inconclusa. Reiniciando as obras, considerando o tempo de espera ao término oficioso, já estaria concluída e bem antes das próximas eleições municipais de 2016. É sabido também que as obras nestes trechos já citados, estão sobre a “responsabilidade do DNIT”, as placas nos locais comprovam isto, por sinal envelhecidas e a tempo nos mesmos locais fazendo parte da paisagem desoladora de barro e ou poeira recheada de buracos. Estes sim, cada vez maiores e inesperados. Para a conclusão desta obra, estima-se cerca de R$30 milhões. Se pensarmos em governo Federal, Estadual e Municípios envolvidos, é um valor irrisório diante do que já foi gasto. E não é nada, face à representatividade das autoridades regionais, como os deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Todos comprometidos numa ação conjunta – suprapartidária realmente participativa e não evasiva, como temos visto, isoladamente por alguns parlamentares. Os usuários, a população circunvizinha e logo, muito em breve, as autoridades poderão fazer o descerramento, soltar foguetes e fazer seus discursos. E nós, bem nós vamos rolar na pista toda asfaltada como já deveria ser a muito tempo.
Fernando de Miranda Jorge - Jacuí/MG E-mail: fmjor31@gmail.com