Nova diretoria da associação será eleita em janeiro de 2011
A Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realizou em Passos na sexta-feira, 03/12, a sua 131ª Assembleia Geral Ordinária da entidade, sendo o último encontro do ano e da atual diretoria, eleita em janeiro de 2009 e reconduzida aos cargos para 2010.
Como de costume aconteceu a reunião prévia entre os prefeitos associados onde são debatidos e deliberados assuntos de interesse dos municípios e administrativos da Ameg. Na pauta estavam a discussão da implantação da rede de urgência e emergência em saúde e do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). No próximo dia dez acontece ainda em Passos uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais tratando do tema. A eleição da nova diretoria da associação também foi debatida e marcada para o dia 12 de janeiro. Uma lei de chacreamentos foi apresentada como forma de regularizar e regrar os condomínios deste tipo que têm se tornado comum em nossa região.

A obrigação dos municípios em firmar convênios com órgãos estaduais e federais onerando os cofres municipais será tema de um trabalho junto ao Governo do Estado e da União para sua desoneração e alívio das contas municipais. O último assunto tratado na reunião prévia foi o orçamento da Ameg, que foi apresentado e aprovado pelos prefeitos associados.
Terminada a reunião prévia, teve início a Assembleia Geral Ordinária. O prefeito anfitrião de Passos, José Hernani da Silveira, dando boas vindas aos convidados e abrindo os trabalhos. Na sequência o presidente da Ameg e prefeito de São Sebastião do Paraíso fez um resumo rápido da discussão anterior e uma apresentação das ações desenvolvidas pela associação desde o último encontro em São José da Barra.
A reunião contou com a visita do deputado estadual Antônio Carlos Arantes que fez um resumo do seu trabalho, colocando-se a disposição dos prefeitos e convidou a todos para uma audiência pública a ser realizada no próximo dia dez de dezembro, às 10h, para discutir a cadeia café e leite na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O vice-presidente da AMM (Associação Mineira dos Municípios) e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo José Roncalli de Freitas destacou o trabalho da entidade em fortalecer as associações microrregionais e, consequentemente, o apoio aos municípios em vencer os desafios comuns entre as cidades mineiras.
Um dos temas debatidos na assembleia foi o programa “Solução para as cidades”. Um projeto piloto no Brasil desenvolvido pela Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP) que trata de apoio aos municípios do Médio Rio Grande para obtenção de recursos em saneamento, mobilidade urbana e habitação de interesse social.
O tema foi desenvolvido pela engenheira da ABCP Érica Mota que apresentou aos presentes a associação e os projetos já desenvolvidos junto aos municípios da região metropolitana de São Paulo. O objetivo apresentado é de apoiar os municípios e microrregiões na efetivação de políticas públicas de planejamento e ações organizadas em prol da melhoria das cidades.
Para tanto os eixos estratégicos a serem desenvolvidos seriam a implantação da nova dinâmica de planejamento com potencial de multiplicação, capacitar os gestores, gerar visibilidade de bons exemplos e desenvolver redes de parcerias e multiplicação. O trabalho já foi iniciado e algumas ações como diagnósticos e capacitação de técnicos está acontecendo e o trabalho está planejado até o ano de 2012.
O projeto foi iniciado por São Sebastião do Paraíso por iniciativa da prefeitura do município e os resultados vão ser compartilhados pelas cidades da Ameg e outras associações microrregionais mineiras. O objetivo da ABCP é que o programa Soluções para a cidades esteja em mais de mil localidades brasileiras até 2014.
A própria engenheira Érica apresentou a proposta do Coprocessamento, também em parceria com a ABCP que consiste, basicamente em apresentar uma solução regional para a destinação dos resíduos sólidos (lixo), com poder tóxico mais significativo, utilizando os fornos de produção de cimento da Indústria de Cimentos Itaú.
A proposta é utilizar esses resíduos na produção do cimento. Este processo já é realizado em várias indústrias cimenteiras do Brasil e o meio ambiente deixa de receber materiais contaminantes e não sofre qualquer outro impacto com a prática.
O secretário de planejamento urbano de São Sebastião do Paraíso, Cassius Malagutti, explicou que a intenção do projeto é formar um consórcio intermunicipal que fortaleça a reciclagem, retirando o material reaproveitável dos lixões e aterros sanitários e o restante seria destinado ao coprocessamento da empresa de cimentos Itaú.
Ao final da assembleia o presidente Mauro Zanin destacou que todo o trabalho apresentado será executado por etapas e possivelmente será ampliado para os municípios de Minas Gerais através da AMM.
“Fico feliz pelo trabalho desenvolvido nestes dois anos e pudemos implantar projetos estruturantes na associação que servem aos municípios associados na melhoria dos serviços prestados e da melhoria da qualidade de vida de todos nós que moramos aqui. Foi um período muito produtivo, de muito trabalho e os resultados já começaram a aparecer. Espero ter dado minha cota de contribuição para nossa região enquanto presidente da Ameg. Vamos continuar trabalhando em prol de Paraíso e do Sudoeste de Minas” despediu-se Mauro Zanin, presidente da Ameg e prefeito de São Sebastião do Paraíso, conduzindo a última reunião da associação que foi encerrada pelo prefeito de Passos, José Hernani da Silveira.
Ainda foi realizado o convite para a visita á sede da Ameg para os presentes que compareceram à obra, que deverá ser concluída no dia dez de fevereiro de 2011.
Além do prefeito anfitrião, José Hernani da Silveira, e do presidente da associação, Mauro Zanin, estavam presentes os prefeitos associados Juscelino Batista Borges de Claraval; José Franco Martins de Delfinópolis; Altair Prado Silva de Fortaleza de Minas; Maria Aparecida Vilela de Carmo do Rio Claro; José Gonçalves Machado de Capitólio; Maria Helena Rodrigues Abrão de São Tomás de Aquino; Carlos Luciano Bazaga de São José da Barra; Everilson Cléber Leite de Pratápolis; Nelson Alves Lara de Guapé; Ismael Silva Cândido de Ibiraci; Arlindo Barbosa de Piumhi, também o deputado estadual Antônio Carlos Arantes e do prefeito de Jacuí, município associado à Amog (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana) João Arantes.
A próxima reunião da Ameg acontecerá novamente em Passos no dia 12 de janeiro de 2011 onde será, dentre outros temas, realizada a eleição da nova diretoria da associação para o próximo ano.