AMM luta para solucionar déficit de leitos no Centro-Oeste de Minas

Publicado em 16/08/2012 - geral - Da Redação

A situação da saúde pública nos 853 municípios de Minas Gerais sempre esteve entre as principais preocupações da Associação Mineira de Municípios - AMM e a questão recebe grande atenção por parte da instituição. Agora, após oito meses de articulação entre as cidades da região Centro-Oeste do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde, a solução do problema de déficit de leitos nos hospitais da região ganha uma nova perspectiva. Foi anunciado pela Secretaria de Estado de Saúde o investimento de R$ 77 milhões na melhoria da atenção hospitalar para atender 55 municípios e beneficiar mais de 1 milhão de pessoas. Dessa maneira, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto já foram inaugurados em Oliveira e mais 40 devem ser entregues em Divinópolis, Formiga e Campo Belo, até o início do próximo ano.
Segundo o assessor do Departamento de Saúde da AMM, José Zanardi, a associação teve papel fundamental no processo de mobilização e organização dos municípios, além de apresentar à Secretaria de Estado de Saúde as reivindicações da região. “Com este plano de ação apresentado, estamos praticamente zerando o déficit de leitos na região”, ressalta.
Para a AMM, as questões relacionadas com a área da saúde estão entre os grandes desafios que os novos prefeitos irão enfrentar nesta nova gestão. Com o objetivo de auxiliar os gestores e promover o bem estar dos cidadãos, a associação desempenha um constante trabalho que favoreça o desenvolvimento dos municípios, como a busca por mais recursos federais na área da saúde, por meio da campanha Assine + Saúde.

Departamento de Comunicação - AMM