Publicado em 09/05/2014 - geral - Da Redação
O município de Andradas recebeu dois prêmios pela boa prática de gestão, na quarta-feira (07/05), no 31º Congresso Mineiro de Municípios. A cidade se destacou nos eixos temáticos Educação e Urbano/Ambiental. O deputado Carlos Mosconi (PSDB) e a ex-assessora do Governo de Minas Margot Pioli compareceram à homenagem. O evento ocorreu no Expominas, em Belo Horizonte.
O “Escola Integral Vida Nova” é um dos projetos premiados. Ele está possibilitando às crianças de Andradas uma permanência maior nas instituições de ensino. Além disso, está aprimorando mais os conteúdos pedagógicos e um aprendizado mais significativo dos jovens.
“Esse trabalho educacional conscientiza a sociedade sobre os direitos da criança e do adolescente, priorizando a erradicação do trabalho infantil. É um projeto que serve de exemplo para os outros municípios”, afirmou Mosconi.
Reciclagem - O outro prêmio foi para o projeto “Andradas Protegendo o Ambiente” (APA). A cidade ofereceu condições adequadas para que a coleta seletiva de lixo fosse realizada de forma socioeducativa, além de aumentar, com a venda dos produtos recicláveis, a renda familiar.
“Houve uma redução significativa do lixo recolhido pela prefeitura, por causa da separação dos materiais recicláveis. Isso aumentou a vida útil do aterro sanitário municipal. Outro fator importante do projeto são as oficinas oferecidas para os coletores e seus familiares”, informou o prefeito Rodrigo Lopes.
O 4º prêmio Mineiro de Boas Práticas é uma realização da Associação Mineira de Municípios (AMM). Dezesseis cidades receberam prêmios em eixos diferentes. Trata-se de um reconhecimento aos prefeitos e prefeitas de Minas Gerais que trabalham para o crescimento dos municípios, com excelência na prestação de serviço visando sempre o bem estar social. Em 2014, houve um aumento de 290% no número de inscritos.
Fonte: ASCOM / Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)