Ano Cultural 2011 vai homenagear Ricardo Azevedo em Poços de Caldas

Publicado em 01/12/2010 - geral - Assessoria de Comunicação

No dia 29/11, o Departamento de Cultura realizou, no Espaço Cultural da Urca, a abertura do Ano Cultural 2011. Realizado há quatro anos, o evento trabalha com bibliotecas públicas e escolares do município.
Anualmente, o evento homenageia um escritor brasileiro. Este ano encerramos o Ano Cultural Rachel de Queiroz e, em 2011, vamos homenagear o escritor Ricardo Azevedo, estudioso da cultura popular e escritor de literatura infantil e infanto-juvenil, explica a chefe da seção de Bibliotecas Públicas, Ângela Maria Nogueira. O ano cultural pretende trabalhar ainda com a cultura popular no Brasil e em Poços Caldas, focando nas congadas, caiapós e a folia de reis.
Na abertura, foi apresentada a Arvorinda, que irá acompanhar a biblioteca móvel no projeto A Hora do Conto pelos bairros do município a partir de janeiro. Neste final de ano, a árvore faz parte do Natal Encantado nas praças da cidade, a partir do Ler o Mundo, conta Ângela. Um concurso será realizado nas escolas públicas municipais para a escolha de um novo nome para a árvore.
O evento contou ainda com apresentação da peça Beata Maria do Egito, da escritora Rachel de Queiroz.
O escritor
Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista nascido em 1949, é autor de mais cem livros para crianças e jovens. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, Azevedo é também pesquisador na área de cultura popular. Entre seus livros estão Um homem no sótão (Ática), Lúcio vira bicho (Cia. das Letras), Aula de carnaval e outros poemas (Ática), A hora do cachorro louco (Ática), Livro dos pontos de vista (Ática) e Armazém do Folclore (Ática).