
A Prefeitura Municipal de Senador Amaral em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Associação Ambiental São Sebastião dos Campos, desde o 2007 estendeu suas atividades de qualificação profissional e orientação vocacional à zona rural. Esta é uma iniciativa do governo municipal como proposta de promover oportunidade para todos e de uma política pública de inclusão social.
De acordo com o mobilizador do Senar, Demétrio Tadeu Padilha são realizados cerca de dois cursos por mês e desde a sua criação já houve participação de mais de 400 pessoas. Ele diz ainda que o objetivo desta parceria é fazer projetos de benefícios à cidade de Senador Amaral.
O mobilizador diz ainda que vários cursos são realizados, o que depende da demanda de cada município. “Em Senador realizamos oficinas de aperfeiçoamento profissional, com qualificação da mão de obra, o que possibilita a serem encaminhados ao mercado de trabalho”, afirma.
No mês de julho, entre os dias 12 à 15, 16 pessoas participaram do curso de “Trabalhador na Administração de Empresas Agrossilvipastoris”, onde o principal objetivo era é implantar processos de organização na propriedade rural visando à melhoria da qualidade. Já nesta semana, 12 produtoras de leite estão participando do curso de “Derivados de Leite”.
O prefeito Herculano Baião destaca a importância desta parceria para os amaralenses e diz que a capacitação do produtor rural é uma das formas de beneficiar toda a família e aumentar sua forma de renda. “Essa parceria possibilita ao cidadão o acesso a qualificação e ao mercado de trabalho, sendo mais uma iniciativa do governo municipal em promover ações de geração de emprego e renda a todos os cidadãos”, conclui.
Suélem Cristina - Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Senador Amaral