Artesã de Muzambinho é destaque nacional

Publicado em 17/02/2012 - geral -

A empresária e artesã muzambinhense Cecília Machado foi destaque em revista de circulação nacional, através da jornalista Carolina Overmeer. No artigo, ela conta que conheceu o trabalho da muzambinhense durante viagem à Bahia, onde encontrou lindas bolsas de borracha trançada.
A matéria destaca que Cecília Machado é proprietária de uma pequena fábrica em Muzambinho. No seu trabalho, alia sofisticação ao artesanato local, criando produtos exclusivos, feitos à mão. A mão de obra de primeira qualidade é um fator considerado um diferencial no trabalho da artesã. “Certo dia, misturei lycra dos biquínis da Blue Man em uma leva de bolsas de palha que fazia para a marca. Ficou lindo. Então, passei a experimentar outras misturas e as idéias foram se multiplicando. Hoje, trançamos palha com couro, E.V.A. (espécie de borracha), poliuretano, e também usamos uma técnica baiana de trançar piaçava, mais leve e fácil de emendar, para fazer tapetes de couro”, explica a empresária.
Cecília estudou na London College of Fashion e foi editora de moda das revistas Desfile e L’Officiel. A empreitada como criadora de bolsas e tapetes começou em 2003, ao mudar-se para Minas Gerais em busca de paz e mão de obra artesanal. “Não entendia o fato de o Brasil importar bolsas de palha de Bali”, diz.
De lá para cá, seu talento criou peças que fazem a ponte entre Muzambinho e o luxo. Entre os clientes, estão o arquiteto Thiago Bernardes, a decoradora Rosa May Sampaio, a marca Totem e as lojas de Antonia Bernardes (RJ), Lisa Corti (SP) e Andréa Brito (SP).
Cecília também já vende para Austrália e Bali – porque o mundo dá voltas. E há loja online: cecíliamachado.com.br.