Publicado em 10/09/2013 - geral - Da Redação
Por: Luiz Henrique Michalick**
A premiação reconhece o apoio da Cemig, em conjunto com o Governo de Minas, a projetos esportivos em 2012, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Com um investimento da ordem de R$ 4,5 milhões, a Cemig foi a empresa que mais investiu no esporte mineiro.
Vale destacar que o prêmio Empresário Amigo do Esporte é desenvolvido pelo Ministério do Esporte e tem o objetivo de homenagear empresas e pessoas físicas que apoiam, na forma de patrocínio ou doação, projetos desportivos e paradesportivos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006).
A Cemig apoia projetos que, principalmente, incentivam crianças e adolescentes a praticarem esportes e terem a oportunidade de se tornarem atletas. Em Minas Gerais e no Brasil, a Empresa foi pioneira a utilizar e patrocinar entidades esportivas por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte no primeiro ano de vigência da legislação.
Embora o foco seja formar e revelar atletas profissionais, o desenvolvimento humano é fator primordial. Podemos notar claramente que os jovens que recebem o patrocínio ao esporte se tornam referências nas instituições de ensino e os familiares confirmam que há mudança de comportamento. Os participantes também aprendem valores como superação e persistência, que são importantes em qualquer âmbito.
A Cemig também patrocina projetos voltados a atletas com necessidades especiais. Nos últimos dois anos, a Empresa investiu cerca de R$ 1 milhão em cinco instituições: Associação dos Amigos do instituto São Rafael, a ONG Tênis para Todos e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Ipatinga, Uberaba e Poços de Caldas.
No ano passado, a Cemig patrocinou cerca de dez projetos de futebol, esportes náuticos, rugby, atletismo paraolímpico, corrida, tae-kwon-do e vôlei, em Teófilo Otoni, Ipatinga, Três Marias, Uberlândia, Poços de Caldas e Belo Horizonte. Acreditamos que o investimento em projetos inseridos na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, além possibilitar a integração da Empresa ao meio em que opera, a Cemig cumpre o importante papel de promover o resgate social e a cidadania.
A Cemig tem essa filosofia de atuação, não apenas na área do esporte, mas também procura investir, de forma criteriosa, em projetos culturais, pela Lei Rouanet, e também em programas sociais abrangidos pela Fundo da Infância e da Adolescência.
Os resultados alcançados são gratificantes e nos encorajam a seguir essa linha. Temos orgulho de afirmar que, graças ao patrocínio da Cemig ao projeto Versol-Vela e Responsabilidade Social, em parceria com a Fundação Grael, para a formação de velejadores, pela primeira vez, o lago da Usina Hidrelétrica Três Marias, na região Central de Minas, sediou o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser reunindo 180 velejadores de 13 estados, no início de 2012.
A lista de projetos exitosos é longa para nossa felicidade, não apenas em termos de resultados ou na formação de atletas, mas, sobretudo, na segurança de contribuir para a formação da pessoa e no resgate de sua cidadania, principalmente, numa faixa da população em que dificilmente o jovem poderia ter acesso à prática de esporte.
**Luiz Henrique Michalick é diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig