ARTIGO ESPECIAL: A Política

Publicado em 28/08/2012 - geral - Da Redação

Seja na escola, no trabalho, no lazer e até mesmo nas ruas é impossível a convivência humana, sem que ela esteja presente. Quando bem exercida, promove nas pessoas um poder de liderança e de governabilidade. Trazem vários benefícios a comunidade e ao desenvolvimento econômico e social de uma nação. Para que o progresso de uma sociedade perpetue, é necessária a escolha correta de seu governante. No próximo mês de outubro, serão escolhidos vários líderes para representar o povo, tanto no executivo, quanto legislativo.
O Filósofo Platão dizia que os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades (prefeito, vereadores, etc.) por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente. Filosofar verdadeiramente significa que nossos políticos devem governar sempre em beneficio do povo, para que haja uma sociedade mais justa e igualitária.
Caros eleitores, nessa eleição, vamos todos votarem conscientes, vamos esforçarmos ao máximo para colocarmos em nossas prefeituras e câmaras, políticos compromissados com o povo e que trabalhem em nosso beneficio.
Procure conhecer o histórico político e até mesmo, particular dos candidatos que disputam a eleição; Analise o plano de governo de cada candidato e tome muito cuidado com as promessas mirabolantes. Lembre-se de que o voto é secreto, sendo assim poderá votar sem medo de sofrer constrangimentos e evite votar em candidatos que tenha o nome envolvido em corrupção,ou seja ‘’os fichas sujas’’.
Vamos nos lembrar o que disse o economista britânico Arnold Toynbee: O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam.Parafraseando Monteiro Lobato, Um país se faz de homens, livros, bons eleitores e políticos honestos.Para os eleitores deixo aqui um humilde abraço, para os candidatos deixo uma sugestão literária: leiam A Política de Aristóteles, ainda dá tempo. É isso.

Texto de José Reinaldo
e Dázio Neto
(Acadêmicos de medicina)

NOTA DA REDAÇÃO: O autor José Reinaldo é um ex-analfabeto que deixou a lavoura de café e se transformou num estudante de medicina. Lavrador em Monte Belo, ele voltou a estudar e conseguiu deixar de trabalhar na roça, concluindo a faculdade de enfermagem. Agora, é bolsista de medicina na UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto/SP.