Publicado em 23/01/2014 - geral - Da Redação
O artesão e sua criação, em frente ao clube-sede do Corinthians, onde São Jorge em plena batalha com o dragão ficará exposto por tempo indeterminado
A criação de Zê Vasconcellos, que foi feita em seu ateliê, em Campinas (SP), onde mora, tem 3,30 metros de altura, por 4,60 de comprimento. Composta por peças variadas, como placas de aço inox provenientes de indústrias, parafusos, moedas velhas, serpentinas e molas, a obra pesa 700kg e demandou sete meses de trabalho. Imponente, o retrato da cena de São Jorge apunhalando o dragão ficará exposta na entrada do clube por tempo indeterminado.
Finalizada em maio de 2013, a estátua ficou em exposição no Rio de Janeiro antes de vir a São Paulo. Segundo Zê Vasconcellos, a ideia era mesmo realizar o projeto para que o clube o expusesse: “Não foi um trabalho nada fácil. Tive que estudar as proporções já conhecidas de um cavalo e criei o dragão. Minha ideia era trazer ao Corinthians e é um prazer que esteja sendo apreciado pelos torcedores. É um objetivo realizado”.
Famoso em nível internacional, Zê Vasconcellos tem por especialidade as esculturas com metal reciclado. Iniciou sua carreira em 1978 com esculturas em giz, que foram premiadas em algumas exposições. Em 1988, passou a esculpir em argila e expôs no exterior. Após residir em Paris, em 2004, chegou a sua nova fase, com trabalhos em ferro e inox. CLIQUE AQUI e tenha acesso ao site (em vários idiomas) oficial do artista.
Fonte: Carlos Alberto Jogo Sério) com informações Site do Corinthians
Foto divulgação