Arvores da Conde Ribeiro recebem manutenção preventiva em Guaxupé

Publicado em 09/10/2013 - geral - Da Redação

Na última semana a Prefeitura de Guaxupé deu início às podas preventivas nas árvores localizadas na av. Conde Ribeiro do Valle. Outros trabalhos de manutenção também estão sendo feitos. A ação visa trazer segurança ao local e à população.

De acordo com Maria José Cyrino, a Secretaria de Obras fez um estudo prévio da situação juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tudo isso para que os trabalhos fossem realizados de acordo com as leis ambientais. “Fizemos um levantamento e uma vistoria das árvores e detectamos que a necessidade de realizar um trabalho nas árvores da avenida, onde fica uma grande concentração de árvores”, explicou Maria José que ressaltou a importância do trabalho preventivo.

“Muitas árvores estão cheias de ervas-de-passarinho, por esse motivo existe a necessidade de uma poda mais drástica. Mas a população não deve se assustar, pois o vegetal volta a crescer”, falou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Mussi que continuou: “Todos sabemos que os transtornos são necessários para segurança da ação. Essas árvores estavam precisando de uma atenção especial”.

A arborização é um componente de grande importância na paisagem urbana. Além da função paisagística, também exerce outras funções, tais como: proteção contra a ação dos ventos, diminuição da poluição, sombra.

“A intervenção mais freqüente na arborização, e bastante percebida pela população de Guaxupé, é a poda. Esta prática possui diversas finalidades: a poda de condução visa dar equilíbrio à copa e adequá-la ao espaço disponível e a poda de manutenção pode ser preventiva, para evitar danos à rede elétrica ou a iluminação pública ou para a retirada de galhos danificados ou com ataque de erva de passarinho”, disse Guilherme.

Para Jarbinhas, é preciso respeitar o meio ambiente e consequentemente trazer segurança à população: “As árvores em Guaxupé são históricas. Precisamos ter todo o cuidado necessário na hora de fazer esse trabalho de prevenção. No entanto, temos ainda que garantir segurança à população. Pelas praças da avenida passam muitas pessoas, além de inúmeros veículos que estacionam próximos a essas árvores”, ressaltou o prefeito.

Fonte: ASCOM