
Preocupado em atualizar a questão das hepatites virais no Brasil, o deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG) pediu à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara a realização de uma audiência pública – Brasil contra as Hepatites - em data a ser marcada posteriormente. O Requerimento foi aprovado na quarta-feira, 27, pelos membros da CSSF.
Defensor dos milhões de portadores deste mal, o deputado, que preside a Frente Parlamentar das Hepatites e Artrites Reumatoides, justificou o seu pedido: “Quero ressaltar a necessidade de darmos continuidade ao debate.
Geraldo Thadeu relembra que desde 2003 tem buscado levar o debate ao Congresso Nacional. “Proporcionar um debate entre os membros do Ministério da Saúde e da sociedade é uma forma de possibilitar a troca de informações e continuar traçando metas para as mobilizações”, ressalta.
Para a audiência pública, Geraldo Thadeu sugeriu a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do coordenador do Programa DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, do coordenador do Movimento Nacional de ONGs de Luta contra as hepatites, Jeová Pessin e do gastroenterologista, Hoel Sette Júnior.
Dia Mundial de Luta No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites. “Esta casa, que também é um cenário de mobilizações por campanhas de conscientização e ações pela garantia da qualidade no atendimento aos portadores da doença, pode e deve apoiar as atividades que serão realizadas em todo o país”, sinalizou.
As hepatites virais são doenças infecciosas que têm em comum o hepatotropismo viral primário e constituem um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Cinco vírus são reconhecidos como agentes etiológicos das diferentes hepatites virais humanas: os vírus das hepatites A (VHA), B (VHB), C (VHC), D ou Delta (VHD) e E (VHE).
Fonte: Redação PSD