Autoridades iniciam debate sobre segurança no carnaval de Muzambinho

Publicado em 21/01/2011 e atualizado em 21/01/2011 - geral -

Na terça-feira, 18, o gabinete do Executivo de Muzambinho foi palco de importante reunião entre as autoridades locais. O encontro teve por objetivo debater diversos aspectos da segurança pública no carnaval 2011. Participaram o prefeito Sérgio Esquilo, vice-prefeito Paulo Magalhães, Dra. Gisele Stela Martins (representante do Ministério Público), Major Aureci Argemiro Ferreira (Comandante da 79ª Cia. da Polícia Militar em Guaxupé), Tenente Guilherme (Comandante da Polícia Militar de Muzambinho), Sargento PM Renata, Secretário Luciano Santini (Esportes, Lazer e Cultura), Secretário Luiz Ricardo Bonelli (Assistência Social), Secretário Mauro Franchi (administração), Profa. Lúcia Cardoso (presidente do CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública), advogado Dr. José Roberto Del Valle Gaspar (assessor do Legislativo), advogado Dr. Otonelson Eduardo Prado, jovens Rodrigo e Mateus Poscidônio (representantes do Bloco Vermes & Cia.), além da reportagem de A Folha Regional.

Foi consenso entre as autoridades que os maiores problemas de segurança ocorrem durante o dia. Principalmente, com elevado consumo de água nas casas alugadas, gerando transtornos com piscinas em caçambas, veículos e em frente as residências. Esta prática poderá ser coibida através de um Decreto de Proibição por parte do Executivo. Os abusos ainda ocorrem com os chamados “pedágios”, quando os ocupantes das casas param veículos e pessoas usando a mangueira de água. Para tanto, a prefeitura já alertou que estará fazendo um cadastramento de todas as casas alugadas. Através do mesmo, o proprietário terá que fornecer a identificação (nome completo, filiação e data de nascimento) de todos os ocupantes. As casas deverão oferecer as condições mínimas e não poderão ter superlotação. A fiscalização será exercida pelo setor de Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar.
A segurança no período noturno deverá ser reforçada. No ano passado, a prefeitura contratou 60 seguranças e agora este número deverá subir para 100. Além disso, existe a possibilidade de aumento do efetivo policial. O uso de cães e cavalaria é uma viabilidade em estudo e poderá ser implementada. A Av. Dr. Américo Luz, centro da folia, deverá ser novamente “cercada”. O resultado alcançado no ano passado foi satisfatório, impedindo a entrada de garrafas, armas brancas e de fogo. A implantação de câmeras de monitoramento voltará a ocorrer, principalmente na área central da cidade, inclusive garantindo a gravação das imagens para uso posterior com fins de identificação de autores, constituindo prova do ato infracionário. No ano passado, eram 06 e agora deverão ser 10 câmeras colocadas em pontos estratégicos e entradas disponibilizadas para a avenida. O número de banheiros químicos também deverá ser aumentado neste ano.
Também foi bem aceita a sugestão de aquisição de um Decimílímetro para medir e coibir o abuso do som em carros e residências. Os representantes do Bloco Vermes se disponibilizaram a viabilizar a aquisição de um aparelho, enquanto que o Executivo se mostrou disposto a possibilitar a compra de outro.
Toda equipe de seguranças, tanto da prefeitura, quanto do bloco Vermes, deverá ter registro na Polícia Federal. Os representantes do Bloco Vermes garantiram que já usam desta prática. Adiantaram que as festas no chamado  “Parque da Folia” deverão contar com 125 seguranças, além do Corpo de Bombeiros e outras iniciativas que visam a coibir abusos. O atendimento médico também será prestado por equipes de enfermagem e 02 médicos plantonistas no local da festa. Segundo relatos do prefeito, o atendimento no pronto socorro da Santa Casa caiu de 600 em 2009 para 300 em 2010. A expectativa é que este número continue em decréscimo devido às medidas de prevenção.
A prefeitura ainda foi orientada a reservar um espaço adequado para servir como estacionamento para os veículos grandes (ônibus e vans) de outras localidades que chegam à cidade nas noites de carnaval. A Polícia Militar, através da Sargento Renata, adiantou que medida do tipo foi tomada pela corporação de forma espontânea no ano passado. Com isso, evitando maior problemas nas ruas centrais da cidade.
A Polícia Militar, através do Major Aureci, orientou para que os eventos da prefeitura e Bloco Vermes sejam concluídos no mesmo horário. Nesta questão, não houve consenso até o momento. De qualquer forma, o Executivo adiantou que o carnaval na Av. Dr. Américo Luz será encerrado, todas as noites, às 4 horas da manhã.

De uma forma geral, a reunião foi bastante produtiva. Foram debatidos praticamente todos os problemas e pontos de divergência na área de segurança pública e estrutura do carnaval de Muzambinho. O mais importante é que existe empenho, boa vontade e interesse de todos em realizar o evento com a maior segurança possível para a população local e visitantes.
Uma nova reunião foi agendada para o dia 28/01, às 10 horas, no gabinete do Executivo. A expectativa é que todos os envolvidos já apresentam um trab

alho efetivo e concreto.