BR 491 passa por recuperação em diversos trechos

Publicado em 27/02/2013 - geral - Da Redação


O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes) já iniciou as obras de recuperação da BR 491, com canteiros de obras nos trechos entre São Sebastião do Paraíso ao entroncamento para Arceburgo e entre Paraguaçu e Varginha.

A Pavidez Engenharia, vencedora do pregão do DNIT para a realização das intervenções, atua nos trechos com um conjunto grande de máquinas e equipamentos e centenas de trabalhadores.

Primeiro é feito um trabalho de fresagem que está sendo realizado em toda a extensão a ser restaurada. Depois é aplicada uma camada de CBUQ, que é o concreto betuminoso usinado a quente, deixando a pista de rolagem no mesmo nível do acostamento, em um trabalho de grande qualidade.

A recuperação atende também às solicitações constantes feitas pelo deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) que esteve recentemente com o diretor do DNIT, General Jorge Ernesto Pinto Fraxe, em Brasília, a fim de buscar melhorias para as estradas e rodovias da região.

As obras devem acontecer num prazo médio de quatro a seis meses e neste período uma equipe da empreiteira faz o controle do tráfego, por isto os motoristas devem estar atentos e pacientes para trafegar com segurança.

A Pavidez Engenharia foi a vencedora do pregão realizado pelo DNIT, no valor global de R$ 41.821.428,15 para a realização das obras.

O trecho licitado tem 49,40 quilômetros e liga o entroncamento da BR 265 / MG 050, em São Sebastião do Paraíso até o entroncamento com a BR-491 / MG- 167. A coordenação dos serviços ficará sob a responsabilidade da Superintendência Regional do DNIT em Minas Gerais.

Em outra etapa do trabalho serão providenciadas terceiras faixas, redesenhos de trevos e outras melhorias.

Outros trechos que terão atenção do DNIT já solicitada pelo deputado federal Geraldo Thadeu são os que ligam Poços de Caldas a Andradas e Santa Rita de Caldas a Ipuiúna.

ASCOM