Capacidade de controle financeiro nos motiva para outras conquistas

Publicado em 03/01/2014 e atualizado em 03/01/2014 - geral - Da Redação

O mês de janeiro para muitos parece ser equivalente a um pesadelo na conta bancária, tudo porque é exatamente nesta época que batem em nossas portas os impostos como IPTU, IPVA, além de material escolar para aqueles que ainda frequentam as escolas e despesas permanentes de todo mês. Os empréstimos se avolumam nos bancos no mesmo nível do aumento de cabelos brancos do brasileiro e este conjunto de fatores traz um enorme desestímulo a quem deseja prosperar! Temos como evitar os impostos? Claro que não, mas podemos planejar para que o mês de janeiro seja menos tenso.

 

Tenho uma mania herdada de minha mãe: odeio fazer dívidas. Se puder pagar à vista, faço-o sem titubear, até porque neste caso, você consegue obter uma gordura de desconto ao realizar uma negociação, seja um bem durável ou até mesmo um simples presente. Nem todos são assim: mas se vai parcelar algo, tente se planejar para tal. A conta simples daquilo que você recebe e daquilo que você gasta parece ser um bicho de sete cabeças para algumas pessoas.

O décimo terceiro salário é esperado por tantos para a realização de compras e presentes para o Natal. Mas nem todos separam este valor para este fim. Conheço gente que já pagou o IPVA de seu veículo e seu IPTU com o salário extra do fim do ano. Vale a pena o sacrifício? Penso que sim, pois o sono deste sujeito será mais leve e tranquilo, afinal, quem fica sossegado, sabendo que tem muitas dívidas para pagar em um curto espaço de tempo? Mas aí como ficam os presentes? Sugiro a necessidade de selecionar os presenteados e devidamente planejados os valores destes para não fugir do orçamento.

Já passamos o dia 31 de dezembro, dia internacional das promessas, e muitos se comprometeram em parar de fumar, outros querem a casa própria, alguns desejam a troca de um veículo. Seja qual for o seu anseio, lembre-se de uma coisa: temos várias tentações para sairmos do nosso foco, o importante é concentrarmos as nossas energias, recursos e trabalho em prol daquele sonho. Nada vem de graça! Se você consegue ter um equilíbrio financeiro, outras conquistas estarão esperando por você!

Ricardo Gandra - PALESTRAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING (www.ricardogandra.com)