Publicado em 24/08/2010 - geral - Assessoria de Comunicação
João Deom Pereira explanou sobre as Agências da Caixa Econômica Federal e respondeu aos questionamentos dos vereadores.
Na reunião ocorrida no dia 16/08, a Câmara de Carmo do Rio Claro recebeu a visita do superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, João Deom Pereira. Ele foi convidado pelo Legislativo carmelitano, pois para expor, aos vereadores e população, quais as vantagens e benefícios proporcionados pela instalação de uma Agência da Caixa no município.
Como tramita na Câmara o Projeto de Lei que dispõe sobre a concessão de direito de uso de um terreno de domínio público para a Caixa Econômica Federal construir uma agência no município, João compareceu a reunião para falar da necessidade da doação.
Durante a explanação, João demonstrou o interesse da Caixa Econômica em instalar uma agencia em Carmo do Rio Claro. Segundo ele, a cidade tem potencial crescente, bom número de habitantes e atenderá carmelitanos e cidades da região, como Conceição da Aparecida e Alpinópolis, inicialmente. Com a pavimentação da BR 265 o atendimento poderá se estender a Ilicinea e Guapé.
Os vereadores aproveitaram a presença do superintendente Regional da Caixa para tirar dúvidas e indagar sobre a vinda de uma agência para a cidade.
Perguntas
O vereador Carlos Henrique Vilela (PMN) quis saber qual é o banco oficial do governo: a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.
Já Agnaldo Francisco Honório (PV) perguntou quais são as exigências da Caixa quanto à localização do terreno.
O vereador Claudinei de Oliveira (PPS) indagou se a Caixa doará o imóvel ao município caso construa uma sede própria no futuro.
O presidente da Câmara, Filipe Carielo, questionou sei os pontos de atendimentos denominados “Caixa Aqui” continuarão funcionando depois que a Agência começar a atuar na cidade. Ele quis saber também se com a aprovação do projeto, quanto tempo a Agência demoraria para iniciar suas atividades. Filipe também questionou se a comunidade carmelitana terá mais facilidade às linhas de crédito.
O vereador Juliano Alves da Silva (DEM), o Pão de Queijo, perguntou se a Agência carmelitana terá alguma restrição com relação aos serviços disponíveis.
Caixa Econômica Federal
João Deom Pereira disse que a última Agência da Caixa Econômica Federal na região esteve instalada em Alpinópolis, no início dos anos 80. Hoje os carmelitanos são atendidos pela Agência localizada em Alfenas.
Caso o projeto seja aprovado, a Caixa deve concluir as obras em seis ou oito meses. O prazo de concessão do terreno é de 30 anos. Depois desse prazo, caso a Caixa tenha adquirido outro imóvel, o localizado em terreno público será doado para a prefeitura.
Segundo João Deom Pereira, a Caixa Econômica precisa de um terreno com aproximadamente 600 metros de área útil, onde serão investidos um milhão e meio de reais.
Os pontos de atendimentos “Caixa Aqui” devem continuar funcionando para ajudar no atendimento à população. E a Agência carmelitana prestará todos os serviços disponíveis na Caixa Econômica Federal.
O crédito para o Carmo aumentará três vezes se comparado ao crediàrio hoje oferecido pela agência de Alfenas.
A Caixa quer se descentralizar. As negociações para a criação de uma agência no Carmo tiveram início na gestão do então prefeito, Ângelo Leite (2004/2008).