Carnaval 2011 de Muzambinho terá audiência pública

Publicado em 29/11/2010 - geral -

O prefeito de Muzambinho, Sérgio Esquilo (PSDB), quer a participação popular na organização do carnaval 2011 no município, hoje considerado um dos melhores de Minas Gerais. Como ocorreu nos dois últimos anos, foi grande a presença de visitantes e turistas de todo o país. Com isso, surgiram problemas que deverão ser amenizados no próximo ano. O prefeito pretende realizar uma audiência pública no dia 03 de dezembro para que diversas questões sejam debatidas. Para tanto, deseja a participação de diretores de escolas de samba e blocos, membros do Executivo e Legislativo, Polícias Civil e Militar, Judiciário e Ministério Público, além de representantes de diversos segmentos da sociedade muzambinhense.

CONTENÇÃO DE GASTOS E POSSIBILIDADE DE PATROCÍNIO DA COCA-COLA

Falando da difícil situação financeira dos municípios, o prefeito lembrou que o carnaval deste ano tem um custo aproximado a R$ 600 mil. Somente a montagem da tenda fica em quase R$ 300 mil. Argumenta que a tenda é insuficiente para abrigar um grande público. Além disso, as escolas de samba e blocos não contam com esta possibilidade durante os desfiles. Portanto, modificações serão feitas no próximo ano.
O prefeito revelou que foi iniciado um trabalho junto à Coca-Cola para a captação de recursos financeiros que posam ajudar o município na estruturação do carnaval. Isto nos moldes das cervejarias que patrocinam as festas do peão. Uma diretoria deverá ser montada para gerir os recursos arrecadados.  Mas avisou que, se depender da prefeitura, não haverá o investimento alto na montagem da tenda no próximo ano. “Vamos reduzir os custos o máximo possível”, disse. Com isso, existe a possibilidade de maior investimento nas escolas de samba e blocos, que fazem o legítimo carnaval muzambinhense. As verbas deverão ser liberadas para as escolas já no início de janeiro de 2011. Um terreno esta sendo liberado para a Escola de Samba Águia de Ouro no bairro Barra Funda. Desta forma, viabilizando a construção futura de um barracão para a escola de samba.

AUDIÊNCIA PÚBLICA NO DIA 03/12
Possíveis mudanças e novas idéias deverão ser debatidas com a comunidade durante audiência pública no dia 03 de dezembro, na Câmara Municipal. Autoridades deverão ser reunidas para um amplo debate sobre diversas questões envolvendo o carnaval 2011. “Vamos trabalhar juntos para fazermos um carnaval diferente em Muzambinho”, argumentou.
Sérgio Esquilo manifestou seu entendimento de que Muzambinho não tem a estrutura necessária para receber tantos turistas durante o carnaval com ocorreu nos dois últimos anos. Daí a necessidade de um plano de ação integrada na organização do carnaval.

PARCERIA COM O BLOCO VERMES
Sérgio Esquilo elogiou a organização e visão empreendedora dos “meninos” do Bloco Vermes. Na sua opinião, a diretoria do bloco conseguiu enriquecer ainda mais o carnaval muzambinhense. Prova disso, o grande número de casas alugadas durante o carnaval, com todas as vagas dos hotéis ocupadas.
Num trabalho em parceria com a administração, segundo o prefeito, o Bloco Vermes vai limitar o número de abadás (neste ano chegou a 10 mil). Além disso, estará ajudando o município de uma forma geral.

FISCALIZAÇÃO NO ALUGUEL DE CASAS

Nos dois últimos anos, muitos problemas surgiram com turistas que alugaram casas no município durante o carnaval. A população foi afetada por questões de disciplina, abusos de diversos tipos e uma série de transtornos.
O prefeito falou sobre a responsabilidade das pessoas que alugam casas para os turistas. Isto para evitar problemas futuros para o próprietário, vizinhos e toda comunidade. Assim, todas as casas alugadas serão fiscalizadas pela prefeitura, através da Vigilância Sanitária. Também será verificada a lotação de cada casa. O proprietário deverá ter o cadastro/identificação de todos os ocupantes. Com isso, surgindo algum problema, os responsáveis serão facilmente identificados pelas polícias Civil e Militar. “Não aceitaremos qualquer tipo de abuso contra o patrimônio público ou contra qualquer cidadão muzambinhense”, garantiu.
Ainda a respeito de segurança pública, Sérgio Esquilo informou que o Comando Regional da Polícia Militar já garantiu um grande reforço no policiamento, inclusive com cavalaria e uso de cães. “Vamos ter uma segurança diferenciada no próximo ano em Muzambinho”, anunciou.