Publicado em 16/10/2012 - geral - Da Redação
Sul de Minas recebeu investimentos de R$218 milhões
reduzindo os transtornos para a população e para as empresas.Área rural
As ocorrências de falta de energia em área rural correspondem a 60% dos atendimentos emergenciais realizados pela Cemig em dias de tempestades no Sul de Minas. Nestes casos, o tempo médio de restabelecimento pode aumentar. “A dispersão geográfica dos consumidores em área rural, as condições adversas de tráfego e a dificuldade de acesso provocada por estradas e pontes danificadas, muitas vezes dificultam a localização e correção dos danos causados à rede elétrica, aumentando o tempo de restabelecimento”, esclarece Adelino.
Radar meteorológico
Desde novembro do ano passado, a Cemig conta com o auxílio de um radar para fazer as previsões meteorológicas. O equipamento auxilia os trabalhos da equipe de meteorologia na identificação da formação de chuvas, tempestades e granizo. O investimento feito pela Empresa foi de R$10 milhões.
“O radar emite informações precisas em um raio de até 200 quilômetros de abrangência e dados com menor grau de detalhamento em até 450 quilômetros. A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes do Fale com a Cemig e de equipes prontas para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas”, explica o meteorologista da Cemig, Geraldo Moreira da Paixão.
Período chuvoso 2012/2013
As chuvas que começaram em outubro deverão estar dentro da média histórica para a região Sul de Minas, com maiores volumes de chuva (precipitação) entre os meses de dezembro e fevereiro. A meteorologia também destaca a possibilidade de ocorrer chuvas em forma de tempestades, com grandes precipitações em curto espaço de tempo, entre final de outubro e início de dezembro.
Cemig Torpedo
Em caso de falta de energia em sua residência e região, o consumidor pode utilizar o serviço de SMS (mensagem via celular). Para isso, basta enviar um torpedo para o número 29810. O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento.
“Uma das principais vantagens do Cemig Torpedo é a rapidez e a disponibilidade do serviço, uma vez que, ao enviar a mensagem, a resposta chega em poucos minutos, já com o número do protocolo de atendimento”, ressalta Adelino Henriques.
Para comunicar a falta de energia elétrica à Cemig, o consumidor deve seguir os seguintes passos:
§ digitar cemig luz, incluir espaço, digitar o número do cliente, incluir espaço, digitar o número da instalação e enviar para o número 29810. O número do cliente e o número da instalação estão impressos na fatura de energia.
Segurança – dicas para a população
§ Fio partido: Em caso de fio partido, o cliente deverá entrar em contato diretamente com o Fale com a Cemig – telefone 116. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia.
§ Não tente retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada.
§ Poças d’água: evite pisar nas poças se houver algum fio desencapado por perto. O asfalto serve como isolante, mas a fiação elétrica entra em curto se tiver contato com a água.
§ Abalroamento de postes: Se estiver em um veículo e, num acidente, bater em um poste, você estará protegido dentro do carro, já que os pneus servem como isolante. Contudo, ao descer, pule com os dois pés juntos numa distância segura. O carro é metálico, e se você mantiver um pé dentro e outro fora, seu corpo será condutor de energia;
§ Telhados, placas, outdoor: muitos desligamentos acontecem devido a telhas e outros objetos lançados pelos ventos sobre a rede elétrica. É importante que a população verifique o estado geral de telhados e reforce a fixação de placas e outdoor.
Assessoria de Imprensa