Cemig informa funcionamento das agências e previsão do tempo durante o carnaval

Publicado em 05/02/2016 e atualizado em 05/02/2016 - geral - Da Redação

Cemig informa funcionamento das agências e previsão do tempo durante o carnaval

Previsão do tempo e dicas de cuidados com a rede elétrica para aproveitar melhor o feriadão

A Companhia Energética de Minas Gerais ? Cemig informa que as agências e postos de atendimento da empresa estarão fechados nos dias 8 e 9 de fevereiro, em virtude do carnaval. No dia 10, Quarta-Feira de Cinzas, a agências de atendimento da rede Cemig Fácil funcionarão a partir do meio-dia. 

A Cemig orienta que, durante o feriado, os clientes solicitem serviços e realizem operações nos demais canais de relacionamento da concessionária: Facebook (/cemig.atende), Twitter (@cemig_atende), Fale com a Cemig (116), Cemig Torpedo (29810), Telegram (@CemigBot), Agência Virtual (www.cemig.com.br/atendimento).

Confira como fica o tempo no feriado 

Entre 6 e 10 de fevereiro, uma frente fria provocará chuvas em partes de Minas, com os maiores acumulados ocorrendo no Sul de Minas, Triângulo e Zona da Mata, e com menor força no Noroeste, Centro e Leste do Estado.

 

Capital e RMBH

Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, há previsão de chuvas isoladas acompanhadas de raios desde o final do domingo até a Quarta-Feira de Cinzas, com os maiores acumulados ocorrendo no dia 10, principalmente à tarde e à noite. As temperaturas variarão entre 21 e 32°C no fim de semana, e entre 20 e 29°C nos demais dias.

 

Interior

No fim de semana, as chuvas ocorrerão principalmente no Triângulo e Sul de Minas, e poderão vir acompanhadas de raios e rajadas de ventos fortes. Na segunda e na terça-feira, além do Sul e Triângulo, são esperadas chuvas na Zona da Mata, Noroeste, região Central e Oeste, devido ao deslocamento da frente fria. Na Quarta-Feira de Cinzas, as chuvas voltarão a ficar intensas e provocarão pancadas com acumulados significativos no Triângulo, Oeste, Sul, Zona da Mata e região Central. As temperaturas permanecerão acima dos 30°C na maior parte do Estado, mas na faixa norte e em partes do Vale do Rio Doce as temperaturas poderão passar dos 35°C. Já no Sul e na Zona da Mata, as temperaturas ficarão em torno dos 30°C na maior parte do carnaval. No Norte de Minas e nos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, não estão previstas chuvas significativas para o feriado.

 

Litoral

O feriado deverá ser de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva à tarde nos litorais do Rio de Janeiro e norte de São Paulo, principalmente no domingo e na segunda-feira. Nos litorais do Espírito Santo e sul da Bahia, não há previsão de chuvas significativas em boa parte do carnaval, mas na quarta-feira poderão ocorrer pancadas fortes de chuva no litoral sul capixaba. As temperaturas máximas ficarão elevadas em todo o litoral, com destaque para o Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde poderão passar dos 35°C.

 

Cidades Históricas

O feriado será de temperaturas elevadas e com pancadas de chuva em Tiradentes e São João Del Rei, onde as temperaturas máximas ficarão em torno dos 30°C. Já em Ouro Preto e Mariana, as chuvas ocorrerão de forma isolada no domingo de carnaval e na Quarta-Feira de Cinzas, com temperaturas passando dos 31°C. Para Diamantina não há previsão de chuvas, e as temperaturas máximas ficarão em torno dos 28°C.

 

 

Atenção aos riscos de acidentes com a rede elétrica

 

Iluminação, enfeites e alegorias

? Não lançar artefatos ? como serpentinas, confetes, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

? Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.

? Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.

? Não fazer ligações clandestinas (gatos).

? Não jogar líquidos, sprays, água ou qualquer material na rede elétrica. Há risco de choque elétrico.

 

Trios elétricos e carros alegóricos

  • ? Não trafegar sob a rede elétrica se a altura desses veículos for igual ou maior que a dos fios elétricos, pois além do risco de choque elétrico, há o risco de colisão com os fios e consequente derrubada dos postes, fios e equipamentos da rede elétrica, que podem cair sobre o próprio veículo ou sobre os foliões.

? Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la.

? Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele, em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos.

 

Palanques para apresentação de shows

? A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.

? A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.

 

Aparelhos de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas

? Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.

? Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

FONTE: ASCOM