Cemig nas Escolas – Educando o Consumidor do Futuro

Publicado em 06/08/2012 - geral - Da Redação

Estudantes de Muzambinho e região aprendem a evitar o desperdício da energia elétrica

Uma boa forma de conscientizar uma população sobre algo que é de interesse de todos é iniciar uma conversa com estudantes. Eles são ótimos disseminadores de informação e grande parte deles coloca em prática o que aprende em sala de aula. E, para que eles recebam uma informação adequada e de maneira eficaz, é necessário que seus professores estejam por dentro do assunto e bem treinados. Pensando nisso, o Governo de Minas e a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig escolheram esse canal de comunicação para divulgar e informar sobre a importância do bom uso da energia elétrica, por meio do Programa Energia Inteligente – projeto Cemig nas Escolas.
Durante os meses de março e junho/2012, o Cemig nas Escolas capacitou 165 professores de 79 escolas públicas, em 14 municípios do Sul de Minas, com o objetivo de orientar professores e alunos sobre a importância do bom uso da energia elétrica, contribuindo para a excelência do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica no Brasil – Procel.
A capacitação visa sensibilizar os educadores para possam introduzir o tema energia elétrica de forma transversal nos conteúdos, preparando crianças e jovens estudantes para a prática do uso eficiente e seguro da energia elétrica. Durante o treinamento, os professores participam de oficinas, estudos de textos, trabalhos em grupos e palestras sobre energia elétrica. As escolas e os professores capacitados ainda recebem todo o material didático impresso e audiovisual, que é doado pela Cemig para facilitar o trabalho junto aos alunos.
Segundo o Engenheiro Valter Hugo Faria, o “Cemig nas Escolas” é um programa de eficiência energética que trabalha esse conceito através da educação ambiental. As escolas que participam deste projeto levam a responsabilidade de planejar e desenvolver um programa de inserção do tema junto aos alunos e à comunidade. Assim, o conceito é difundido para toda a sociedade, tornando o aprendizado permanente. “Estamos educando e preparando os futuros consumidores para o uso da energia com segurança e sem desperdícios.” – Afirma Valter Faria.
Os municípios que participam desta etapa do Programa Cemig nas Escolas no Sul de Minas são: Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Divisa Nova, Monte Belo, Muzambinho, Santa Rita de Caldas, Serrania, Machado, Poço Fundo, Campanha, Gonçalves.

Assessoria de Imprensa - CEMIG