
Em reconhecimento ao incentivo às atividades esportivas em Minas Gerais, a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig conquistou o primeiro lugar na categoria “Melhor Amiga do Esporte Estadual”. O prêmio, que é oferecido pelo Ministro dos Esportes, foi entregue ao diretor de Relações Institucionais e Comunicação, Luiz Henrique Michalick, em evento realizado em São Paulo, na segunda-feira (20/8), com a presença de representantes das maiores patrocinadoras do esporte nacional.
A premiação reconhece o apoio da Cemig a projetos esportivos em 2011 por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Com um investimento da ordem de R$ 3.4 milhões, a Cemig foi a empresa que mais investiu no esporte mineiro, à frente da Vale e do Instituto Moreira Salles.
Para Luiz Henrique Michalick, receber o prêmio pelo terceiro ano consecutivo é um reconhecimento também à continuidade do trabalho da Cemig, que foca em projetos com cunho social e de impacto na qualidade de vida das comunidades em que a Empresa está inserida. “A Cemig apoia projetos que, principalmente, incentivam crianças e adolescentes a praticarem esportes e terem oportunidades de se tornarem atletas. Em Minas Gerais e no Brasil, a Empresa foi uma das primeiras instituições a utilizar e patrocinar entidades esportivas por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte”, afirma.
Uma das iniciativas apoiadas pela Cemig nos últimos anos é o Projeto Versol, no lago de Três Marias, região Central de Minas, onde a Empresa possui a Usina Três Marias. Essa ação implantada pela Companhia tem o objetivo de formar novos velejadores no lago de Três Marias em parceria com irmãos Axel, Lars e Torben Grael. “O Projeto Versol é uma referência no setor elétrico. Ele investe na iniciação esportiva e profissionalizante e educação complementar de 150 crianças e jovens entre 9 e 24 anos de escolas públicas da região. Eles aprendem de maneira lúdica a prática da vela, canoagem e natação e recebem aulas de educação ambiental, comportamento climático e fundamentos de ecologia, além do curso profissionalizante sobre motor de proa”, destaca Michalick, recordando que, no início do ano, o lago de Três Marias foi o primeiro reservatório de uma usina hidrelétrica a sediar um Campeonato Brasileiro de Vela - Classe Laser.
A Cemig também patrocina projetos voltados a atletas com necessidades especiais. No ano passado, a Empresa investiu cerca de R$ 400 mil em cinco instituições: Associação dos Amigos do instituto São Rafael, a ONG Tênis para Todos e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Ipatinga, Uberaba e Poços de Caldas. “A prática esportiva é uma forma de inclusão social. Por isso, a Cemig investe nesses projetos que são de extrema importância para a sociedade”, ressalta Luiz Henrique Michalick.
Sobre o prêmioO Prêmio Empresário Amigo do Esporte é desenvolvido pelo Ministério do Esporte e tem o objetivo de homenagear empresas e pessoas físicas que apoiam, na forma de patrocínio ou doação, projetos desportivos e paradesportivos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006).
Assessoria de Imprensa