Cemig utiliza helicóptero para reduzir desligamentos acidentais no Sul de Minas

Publicado em 03/04/2014 - geral - Da Redação

Ação preventiva usa equipamentos avançados para monitorar as linhas aéreas da região

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig realiza, nesta semana, inspeção aérea em linhas de distribuição de energia do Sul de Minas. O trabalho é realizado anualmente pela companhia e visa detectar pontos vulneráveis no sistema elétrico e atuar preventivamente nas falhas, promovendo reparos mais eficazes e reduzindo o risco de desligamentos acidentais.

A inspeção aérea é executada com helicóptero e além da inspeção visual é feita também a inspeção instrumentalizada, utilizando-se de um aparelho termovisor que é acoplado ao helicóptero. Este equipamento é responsável por detectar pontos quentes em conexões das linhas e dos equipamentos. As imagens são capturadas pelo termovisor e gravadas em um notebook. Posteriormente as imagens são analisadas por técnicos da Cemig, que emitem um relatório para as equipes de campo visando a intervenção nos pontos quentes detectados. Em alguns casos, quando a falha é considerada crítica, a equipe de manutenção é acionada para intervenção imediata.

A inspeção aérea é uma ferramenta importante no apoio à manutenção preventiva e corretiva, pois permite em curto espaço de tempo, uma visão global das falhas nas redes, possibilitando a rápida intervenção nos defeitos e contribuindo para aumentar a confiabilidade do Sistema Elétrico.

No Sul de Minas, serão inspecionados  1071 quilômetros de linhas, com sobrevoo em 25 cidades da região, dentre elas: Pouso Alegre, Poços de Caldas, Caxambu, Itajubá e São Lourenço.

Fonte: ASCOM / CEMIG