Circuito Turístico Nascentes das Gerais participa de Capacitação do Sistema INVITUR

Publicado em 19/05/2016 - geral - Da Redação

Circuito Turístico Nascentes das Gerais participa de Capacitação do Sistema INVITUR

O Circuito Turístico Nascentes das Gerais esteve presente nos dias 17 e 18 de Maio em Lavras-MG, para participação do Curso de Capacitação do novo Sistema de Inventário da Oferta Turística. Na oportunidade esteve representado nos dois dias pelo seu Gestor Kleyber Silveira.

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, entendendo a importância do levantamento da oferta turística dos municípios mineiros para o planejamento, gestão e promoção do turismo nas diferentes esferas de atuação (estadual, regional e municipal), desenvolveu o Sistema do Inventário da Oferta Turística com o objetivo de aperfeiçoar a utilização das informações dispostas nestes documentos.

Tal iniciativa é apresentada como inovadora no cenário nacional, sendo Minas Gerais o primeiro Estado a desenvolver uma proposta de sistematização das informações disponibilizadas no inventário turístico dos municípios participantes de sua Política de Regionalização do Turismo.

Para a elaboração deste sistema a metodologia adotada foi uma disponibilizada pelo Ministério do Turismo no ano de 2006, porém revisada e adaptada para atender ao Estado e de modo a sistematizar as informações.

O Gestor Kleyber Silveira destaca a importância das informações colhidas em campo, onde servirão de subsidio para planejamento, gestão e promoção dos municípios, do Circuito Turístico e de Minas Gerais. “É uma tarefa que deverá ser realizada em conjunto de forma integrada e comprometimento de todos envolvidos com o turismo nos respectivos municípios, para que possamos ainda mais caminhar de forma profissional e organizada no setor”, ressaltou Kleyber Silveira.

O Gestor agora Capacitado irá aplicar o Curso a todos os municípios associados ao Circuito Turístico Nascentes das Gerais para que os mesmo possam a partir de já utilizar a nova ferramenta disponibilizada pelo Estado.

FONTE: ASCOM