Publicado em 15/02/2017 - geral - Da Redação
Pouso Alegre insere Constituição nas escolas
Em Pouso Alegre, os alunos da Rede Municipal de Educação terão uma novidade na matriz curricular neste ano: eles vão descobrir os principais direitos e deveres garantidos pela Constituição Federal a todos os brasileiros. Pouso Alegre será a primeira cidade do Brasil a inserir o estudo da Constituição Federal através da Constituição em Miúdos, um livro produzido pela Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre. Para trabalhar o tema, cada professor receberá um exemplar do livro Constituição em Miúdos para aplicar o conhecimento da Constituição Federal. (Jornal Diário).
Uberaba cobra de ministro a planta de amônia
O prefeito Paulo Piau (PMDB) aproveitou a agenda do ministro da Agricultura em Uberaba, Blairo Maggi (PP), para retomar a discussão sobre revisão da política tributária sobre a produção nacional de fertilizantes. Em documento entregue ao representante do governo federal, Piau argumenta que a medida é essencial para viabilizar a conclusão da planta de amônia em Uberaba. O ministro da Agricultura participou da Conferência dos Países de Língua Portuguesa. O evento reuniu autoridades internacionais para discutir a transferência de tecnologia para desenvolver a agricultura em países africanos. (Jornal da Manhã)
Usiminas lança aço de ultra alta resistência
Um novo aço desenvolvido pela Usina de Ipatinga da Usiminas será utilizado na reforma da ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões postais de Santa Catarina. A estrutura será a primeira do país a contar com o Sincron WHS 1000T, de ultra alta resistência mecânica. A nova chapa grossa chega ao mercado para aplicação no segmento de construção civil e será utilizada na fabricação das principais peças de sustentação da ponte, chamadas de barras de olhal. Para a produção das peças serão utilizadas cerca de 1,5 mil toneladas do produto, que conta com a tecnologia de resfriamento acelerado Continuous Online Control. (Diário do Aço)
Gasmig apta a fornecer gás natural em Varginha
A Gasmig está anunciando investimentos para 2017 em várias regiões do Estado, inclusive no Sul de Minas. O gás chega a Varginha em caminhões tanque no formato Gás Natural Comprimido - GNC. Então passa pela base de regaseificação para transformar o produto novamente em gás para então ser enviado aos clientes. No ano passado a empresa inaugurou, em Poços de Caldas, o Centro de Distribuição e Atendimento ao Cliente do Sul de Minas (CDSulm). Num primeiro momento, o gás natural que chega a Varginha atende somente as indústrias. Em Poços de Caldas o produto está disponível para as casas e para uso em veículos. (Gazeta de Varginha)
Servidores de Poços debatem o acordo
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv) iniciou ontem à noite, 14, em assembleia geral, as discussões do Acordo Coletivo 2017/2018 com a categoria. Na semana passada a diretoria o Sindicato esteve reunida com o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e com o vice Flávio Faria (Rede) para dar início às negociações. Durante o encontro, a diretoria cobrou o repasse da inflação e o cumprimento das cláusulas aprovadas no último Acordo Coletivo, mas que ainda não foram cumpridas. (Jornal da Cidade)
Prefeito suspende concurso em Teófilo Otoni
O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira (PT), confirmou na segunda-feira, 13, que recebeu uma notificação em que o Ministério Público ajuizou uma ação e o judiciário suspendeu o concurso público realizado na administração anterior. Segundo Daniel, houve um apontamento por parte do MP para que o concurso público fosse cancelado. Sucupira destaca que as designações da secretaria de Educação já foram feitas, respeitando a lista do concurso público. (Diário do Mucuri)
Comércios não poderão utilizar as calçadas
A Prefeitura de Caratinga, fazendo prevalecer Código de Postura do Município, começou a fiscalizar os estabelecimentos comerciais que costumam expor produtos nas calçadas ou até mesas e cadeiras dificultando ou impedindo a passagens dos pedestres. O diretor do Departamento de Fiscalização, Wellington Monteiro, disse que as inspeções começaram no final de semana para avaliar as mesas e cadeiras ocupadas nas calçadas pelos estabelecimentos comerciais. O ponto mais crítico é na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, onde existem vários bares, que foram notificados e deverão retirar mesas e cadeiras, caso contrário a estrutura será apreendida e lavrado auto de infração. (Diário de Caratinga).
Rodízio mantido pela Copasa em Montes Claros
Apesar das volumosas chuvas em Montes Claros nesta semana, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vai manter o rodízio no abastecimento de água à população e avisa que interromperá o fornecimento em grande parte da cidade neste domingo e outros dias da semana. Por isso, racionar o precioso líquido é a recomendação para não faltar em casa. Com as chuvas deste mês, a Barragem da Copasa no município de Juramento subiu apenas 54 centímetros, o que corresponde a 3,0% da capacidade. Até essa sexta-feira (10/2), o reservatório estava com apenas 34,91% de volume de água disponível. (Jornal de Notícias)
De Desempregada a Bilionária!
{C}· Gilclér Regina
O ano era 1990 e Joanne Rowling estava em um trem, viajando entre a cidade inglesa de Manchester e a capital Londres, exatamente para a estação ferroviária de King"s Cross.
Durante o trajeto de quatro horas, as ideias sobre a história de um jovem bruxo de cabelos negros, óculos redondos e sobrenome Potter tomaram sua atenção. Ela começou a rabiscar o que se tornaria a saga literária infanto-juvenil com adaptação para o cinema mais lucrativa da história.
Nos quatro anos seguintes, Rowling elaborou uma complexa história envolvendo criaturas mágicas, mitologias, mas principalmente histórias de amizade e amor.
A hoje riquíssima e reconhecida autora, entretanto, não percorreu um caminho fácil até a publicação do seu primeiro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", exatamente há 27 anos.
No fim de 1994, ela era uma mãe solteira que morava em Edimburgo, na Escócia e dependia do seguro-desemprego concedido pelo governo britânico e não via nenhuma perspectiva financeira.
Seus dias eram dedicados aos afazeres domésticos e cuidados com a filha recém-nascida, que quando dormia era arrastada pela mãe em um carrinho para o café mais próximo, onde ela se dedicava por horas e horas às aventuras e dramas de Harry Potter - muitos dos quais refletiam momentos específicos da sua vida igualmente bagunçada.
Com o manuscrito em mãos, Joanne o enviou para um agente literário que o devolveu com uma educada carta de recusa. Sorte de Christopher Little, que acreditou no potencial da autora e ofereceu o manuscrito à editora Bloomsbury, que sugeriu o uso de iniciais em vez do nome da autora, por acreditar que os garotos teriam preconceito com uma autora mulher.
Harry Potter chegaria às livrarias inglesas há quase vinte anos atrás, mais precisamente em 26 de junho de 1997, sob autoria de J. K. Rowling.
Com o adiantamento recebido da editora, J. K. Rowling, que dava aulas de francês para se sustentar, pode enfim se dedicar exclusivamente à literatura.
Todos os seus livros viraram best-sellers, com mais de 600 milhões de cópias vendidas e traduzidos para 68 idiomas em mais de 200 países.
O sucesso dos seus livros a transformou de desempregada e bilionária, em 2004. Sua fortuna era estimada pela Forbes em 1 bilhão de dólares, colocando-a financeiramente a frente até da Rainha Elizabeth II, que tinha uma fortuna pessoal estimada em 660 milhões de dólares.
Além do dinheiro que ganha com os livros, Rowling ainda recebe royalties pela venda dos diversos produtos com o tema da saga, principalmente graças ao sucesso da franquia dos livros no cinema.
Apesar de bilionária, ela não perdeu seu ar pacato e simples, sendo que uma de suas primeiras extravagâncias foi a compra de uma mansão do século XIX, na Escócia.
Hoje, Rowling dedica-se à ajuda de causas humanitárias e escreve de novas histórias, e à educação dos filhos do seu casamento com o médico Neil Murray.
Uma história que deve servir de inspiração, incentivo e motivação àqueles que por muitas vezes tem as portas fechadas mas que devem perseverar para buscar escrever sua própria história.
Um forte abraço e esteja com Deus!
Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.
ascom