Publicado em 13/03/2017 - geral - Da Redação
Inadimplência cai em Divinópolis
Divinópolis começou o ano com números importantes no comércio varejista. A quantidade de consultas realizadas para compras a prazo, se comparadas com o mesmo mês de 2016, aumentou 1,52%. O resultado significa que o consumidor está voltando a comprar a prazo, mesmo que timidamente. Outro dado positivo é que o número de registros junto ao SPC Brasil, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, sofreu queda de 50,72%, números que demonstram que o consumidor está mais consciente ao fazer compras e, assim, administrando seu orçamento doméstico. A pesquisa é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL) divulgada na última quinta-feira. (Jornal Agora)
Montes Claros recebe o Programa de Fiscalização
Montes Claros foi a primeira cidade do estado a receber o Programa de Fiscalização de Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI). A ação, fruto da parceria da FIEMG com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), levou aos empresários da área de abrangência da Fiemg Regional Norte, no dia 7/03, informações sobre a importância de se obter a regularização ambiental de seus empreendimentos. A intenção é reduzir os riscos ambientais e ampliar a competitividade do setor industrial. (Ascom Fiemg)
ONG realiza evento beneficente
A ONG Proteger, responsável pelo resgate e cuidado de animais abandonados ou que sofrem maus tratos, promoverá um evento beneficente no próximo dia 19 para arrecadar recursos destinados ao tratamento veterinário, alimentação e outras despesas com cães e gatos que estão sob a guarda da organização. O evento acontecerá no espaço de Festas Acrópole, no bairro Granja Ouro Branco, em Contagem. (Diário de Contagem)
Geração de emprego se mantém estável
Pelo 22º mês seguido, mais pessoas foram demitidas do que contratadas com carteira assinada em Caratinga. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no início do mês de março pelo Ministério do Trabalho, a relação na cidade de Caratinga se manteve praticamente estável, foram 471 admissões e 474 desligamentos. A última vez em que o Caged registrou saldo positivo foi em março de 2015, quando 19,2 mil vagas haviam sido criadas. Apesar do desempenho negativo em janeiro, o saldo foi melhor que no mesmo mês de 2015 e 2016, quando haviam sido extintas 99.694 e 81.744 vagas, respectivamente. (Diário de Caratinga)
Prefeitura de Leopoldina promove evento
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Leopoldina, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social fizeram a abertura da Campanha Leão Amigo, no início deste mês, no Centro de Convivência da Terceira Idade. A campanha visa informar aos contadores, empresários e público em geral sobre a possibilidade de direcionar parte do valor devido na declaração de imposto de renda anual, ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) de Leopoldina e assim auxiliar a financiar projetos de defesa e promoção dos direitos de crianças e jovens do nosso município. (Leopoldinense)
Escola Estadual recebe novos computadores
O município de Bom Repouso está sendo contemplado com 4 computadores, 1 projetor e 1 impressora, beneficiando a escola estadual da cidade. Os recursos são aplicados pelo Governo de Minas com o objetivo de melhorar a infraestrutura das escolas e proporcionar mais qualidade no ensino. Os investimentos garantirão novos computadores e salas de informática completas com acesso à internet para professores e alunos. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), investiu mais de R$ 145 milhões, em 2015 e 2016, na aquisição de mais de 45 mil equipamentos de informática para todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE), Conselho Estadual de Educação e todas as escolas estaduais. (Tribuna Popular)
Prefeitura cogita reduzir o horário do expediente
A Prefeitura de Divinópolis cogita reduzir o expediente de trabalho dos setores administrativos. A medida ainda está em análise e o novo horário seria de 12h às 18h, e conforme Josafá, o secretário municipal de governo afirmou que o decreto autorizando a medida será publicado ainda este mês. A intenção do Executivo é economizar, uma vez que a decisão atingirá mais de mil servidores. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Divinópolis informou que existe um estudo preliminar, e já foi instalada uma comissão para analisar a situação. (Gazeta do Oeste)
Sebrae em Teófilo Otoni registra recorde
O Ponto de Atendimento do Sebrae em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, registrou volume recorde de clientes no primeiro bimestre de 2017. Foram 1.863 pessoas jurídicas e 98 pessoas físicas, totalizando 1.961 atendimentos. O número foi 14 % superior ao total registrado no mesmo período de 2016 (1.687 atendimentos) e 68 % superior ao mesmo período de 2015 (544 atendimentos). (Diário Tribuna do Mucuri)
Do Fundo de Garantia e da energia elétrica
Stefan Salej
Se você prestar muita, mas muita atenção nas filas de pessoas que estão retirando dinheiro na Caixa Economia Federal das chamadas contas inativas do Fundo de Garantia do Trabalhador ( FGTS), você não vai encontrar nenhum engravatado e como dizia Lula, de olhos azuis. La estão para receber seus dinheirinhos, esperando horas na fila (que agora já é menor) trabalhadores, humildes, desempregados ou sub-empregados. Brasileiros com pouca chance de progredir na vida, lutando para pagar as contas e lutando ainda para tentar conseguir emprego, quando tem.
Foi dinheiro deles que o estado brasileiro, representado pelos governos e seus ministérios de trabalho e da fazenda, se apropriou, geriu e enriqueceu muita gente, algumas das quais estão hoje na fila de espera da Lava Jato. Se o governo anterior do PT não olhou e resolveu essa questão, não tem justificativa. Agora, que o governo do partido dos trabalhadores que esteve no poder 17 anos não viu isso, não dá para acreditar. Tiraram dinheiro de forma descarada, vil e imoral do trabalhador mais humilde, mais pobre. E nesta hora a pergunta é , porque ninguém viu isso antes, não protestou. No Codefat, o conselho que administra FGTS, tem representantes sindicais. Na Câmara e Senado tem políticos que representam trabalhadores. Nada. Ninguém viu, ninguém sabe.
Então parabéns ao Presidente Temer e seu Ministro da Fazenda, que acharam esse buraco nas contas e resolveram. E quantos outros, como tabela de imposto de renda desatualizada, ainda tem?
Outro exemplo de verdadeira maracutaia foi o resultado de uma ação popular que exigiu a revisão das contas de luz. E ai descobriram que pagamos no ano passado 1.800 milhões de reais a mais na conta de luz porque a ANEEL, a agência responsável pelo controle do setor elétrico, errou e autorizou a cobrança indevida. Agora começa jogo de empurra entre vários órgãos governamentais, desculpas sem sentido e sem nenhuma responsabilidade. O fato é que tantos economistas, engenheiros e não sei mais o que, que atuam na área, não souberam fazer cálculos. Ou fizeram cálculos que enriqueceram as distribuidoras no ano de crise, de falta de emprego e de atividade produtiva.
Por favor, me poupe dizendo que se enganaram. Fizeram de forma consciente, clara, e de má fé beneficiando um grupo de empresas em prejuízo da população. E nenhum deputado ou senador falou nada, os burocratas que estão nos enganando dizendo que não sabiam de nada, continuam onde estão, e nem os procuradores de justiça, tão zelosos, fizeram alguma coisa. Enquanto estamos preocupados, o que está certo, com or desenrolar da Lava Jato, os elefantes estão passando por nós, tirando ainda mais dinheiro.
Os dois casos mostram que estamos longe , mas muito longe de sermos uma sociedade transparente e honesta com seus cidades. Imagina quantos casos como esses ainda estão nas telecomunicações, concessões, outras cobranças de impostos e taxas. É de arrepiar só de pensar nisso!
STEFAN SALEJ - Empresário / Ex Presidente do Sebrae Minas e da FIEMG-FEDERACAO DAS INDUSTRIAS DE MINAS GERAIS
ascom