Publicado em 20/01/2017 - geral - Da Redação
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG e AMJ
Detentos na limpeza urbana de Muriaé
Representantes do Executivo, Judiciário e da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Junior, desenvolvem estudos aumentar o número de detentos do regime semiaberto que exercem atividades como auxiliares de limpeza em Muriaé. A solicitação foi feita pelo Departamento Municipal de Saneamento Urbano de Muriaé - Demsur. A demanda apresentada pelo Município foi de 100 detentos e de acordo com Diretor de Ressocialização da penitenciária, Eduardo N.F. de Oliveira, 62 já se encontram aptos para serem disponibilizados. Para diminuir a burocracia, na liberação do preso na prestação dos serviços, segundo Juiz da Vara de Execuções Criminais Adriano Nakashima, será elaborada uma portaria conjunta entre Ministério Público, Prefeitura, Departamento Municipal de Saneamento Urbano - Demsur e Penitenciária.
Prefeito de Três Corações reivindica na Fhemig
O prefeito de Três Corações, Cláudio Pereira (PMDB), esteve em audiência com o presidente da Fhemig, em Belo Horizonte, Jorge Raimundo Nahas, quando apresentouo projeto de expansão para o entorno da Colônia Santa Fé. O acordo prevê que a Fhemig repasse ao município parte da área a ser utilizada para implantação de novos empreendimentos e transformar em bairro a parte interna da Colônia. O acordo prevê ainda, que o antigo prédio seja transformado em centro regional de saúde. A reunião foi positiva e um termo de cooperação entre a Fhemig e Três Corações foi firmado.
Divinópolis tem Sala do Microempreendedor
Começou a funcionar na Prefeitura de Divinópolis a Sala do Microempreendedor. A iniciativa é voltada para interessados em sair da informalidade e investir no próprio negócio. O espaço fica na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. De acordo com a administração municipal, o atendimento é exclusivo para o microempreendedor individual e deve auxiliar nas partes burocráticas do início do empreendimento, como alvarás e CNPJ, além de acompanhá-lo no crescimento empresarial.
Motoristas do Uber fazem manifestação em Uberaba
Motoristas do aplicativo Uber realizaram manifestação no Centro Administrativo da Prefeitura para reivindicar a regularização do serviço em Uberaba. Em meio ao protesto, o grupo foi recebido pelo secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Wellington Cardoso Ramos, que solicitou a apresentação de uma proposta de regulamentação para a atividade. Ele deu prazo de 15 dias para a elaboração de uma proposta para regularizar a utilização do Uber na cidade. Até o momento o transporte continua sendo clandestino e a fiscalização não será interrompida até a entrega do projeto pelo grupo. Além da apreensão do veículo, é aplicada multa de R$11.610.
Muzambinho cria Rede de Produtores Protegidos
Os sindicatos de Trabalhadores e Produtores Rurais de Muzambinho, no sul de Minas, em parceria com a Polícia Militar, criaram o programa de monitoramento rural via satélite.O objetivo é oferecer mais segurança para os produtores da zona rural, que irão contar com esse novo mecanismo de segurança para guardar as propriedade e o principal produto da agricultura local: o café. Trata-se da Rede de Produtores Protegidos, que assemelha-se de iniciativas existentes em áreas urbanas mineiras e funciona com a participação solidária e mútua dos cafeicultores e da Polícia Militar, que ainda compartilha os dados com a Polícia Civil para devida investigação.
Candidato de deputado vence eleição na Avams
Com o apoio declarado do deputado e ex-titular da Secretaria de Estado para o Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), o vereador Anderson Ramos, do PSB de Manga, foi eleito novo presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams). Ele teve como adversário o vereador Marcos Nem, do PSD, ex-presidente da Câmara Municipal de Montes Claros. A chapa vencedora teve 81 votos contra 74 da adversária. A votação aconteceu nessa quarta-feira, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A posse da nova diretoria ocorrerá em fevereiro.
Saúde investiga mortes de macacos no Sul
A Secretaria Estadual de Saúde vai investigar se as mortes de macacos em três cidades do Sul de Minas estão relacionadas com a febre amarela. A informação foi divulgada no boletim de atualização sobre investigação dos casos da doença no estado. Estão sendo investigadas mortes de primatas em Caldas, Claraval e Toledo. Conforme o boletim divulgado pela secretaria, os municípios estão em uma lista com "epizootias em investigação" ou "rumor de morte de primata sob monitoramento". Até o momento, não há registro de casos da doença no Sul de Minas.
Manhumirim vai construir conjunto habitacional
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais - (Cohab-MG), e a Prefeitura Municipal de Manhumirim estão com inscrições abertas para candidatos à aquisição da casa própria dentro do Programa - Habitação Popular - PLHP, com a finalidade de construir um conjunto habitacional nesta cidade.