Cemig vai a campo orientar a população sobre os riscos associados à energia elétrica
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig realiza, de 13 a 17/08/2012, a 7ª Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica, que acontece simultaneamente à Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População (Cepap). Durante toda a semana, serão realizadas palestras educativas em escolas, canteiros de obras, entidades agrícolas e blitze em locais com grande aglomeração de pessoas, além da distribuição de cartilhas e folhetos explicativos.
A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas sejam diretamente atingidas por meio dessas ações em todo o Estado.
A 7ª Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica é uma iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e concessionárias associadas, em parceria com 50 distribuidoras em todo o País.
De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-Estar da Cemig, João José Magalhães, “o objetivo é conscientizar a população para o uso seguro da energia elétrica e sua responsabilidade na prevenção dos acidentes”. Em Minas Gerais, no ano passado, 182 pessoas se acidentaram por contato com os fios da rede elétrica, resultando em 38 mortes. Em todo o Brasil, o ano de 2011 totalizou 856 pessoas acidentadas e 315 mortes.
Diante desta realidade e com o slogan Segurança – Escolha a Vida, a campanha terá como temas a instalação de antena de TV, o uso de pipa/papagaio, a construção civil e o furto de energia, casos em que a informação e conscientização sobre os riscos envolvidos e como evitá-los são fatores decisivos.
Principais causasSegundo dados da Cemig, em Minas Gerais, enquanto o número de acidentes na construção civil caiu no ano passado, em relação a 2010, de 45 para 39 acidentados, foi notado um crescimento de vítimas por causa de furto de materiais e de energia, de 1 para 3 em 2011, e por causa de execução de serviços rurais, que passou de 4 para 8 em 2011. “Entre os diversos tipos de ocorrências registradas em 2011 em Minas, a construção e manutenção predial lideram o ranking com 12 mortes, seguida do furto de materiais e energia, instalação de antena de TV/rádio e obra em via pública, com 1 vítima fatal cada”, destaca o gerente.
Uma análise dos dados desagregados mostra que, também no âmbito nacional, a construção e manutenção predial e ligações elétricas clandestinas vêm apresentando tendências opostas nos últimos anos. Enquanto nas atividades de construção ou manutenção predial, o número de mortes diminuiu de 88 para 82, de 2009 para 2011, nas ligações elétricas clandestinas (furto de energia), o número de mortes aumentou, de 2009 para 2011, de 33 para 60.
A campanha no Sul de MinasNo Sul de Minas, estão programadas palestras educativas sobre os riscos da energia elétrica nas escolas e nos canteiros de obras da construção civil.
Além das palestras, a Empresa intensificará a distribuição de folhetos e cartilhas com temas relacionados à segurança da população em suas agências e postos de atendimento.
Dicas de prevenção
Entre as principais dicas da campanha destacam-se: ·Antena de TV: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe dos fios da rede elétrica e espere o tempo ficar bom. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional qualificado.
·Ligação clandestina: furtar energia é perigoso e ilegal. Quem faz ligação clandestina corre risco de morte e coloca a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Faça a sua parte: denuncie todos os tipos de ligação clandestina.
·Construção: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos da rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.
·Papagaio: empinar papagaio perto da rede elétrica é perigoso. Procure sempre locais afastados da rede elétrica. Além disso, não use fios metálicos ou cerol e não tente soltá-lo, caso fique preso. Oriente os seus filhos para a brincadeira ser sempre segura.
Assessoria de Imprensa