Publicado em 27/06/2012 - geral - Da Redação
Foram 14 os agraciados com a primeira comenda de Guaxupé. Por eles próprios e pela sua representação todos são marcos e personagens do centenário da cidade.Marcos de homenagem à homenageado
Ente os agraciados, o próprio Marcos Noronha foi o primeiro a levar a comenda, no que foi representado por sua irmã, Maria do Carmo Noronha que se emocionou bastante ao agradecer a dupla honraria e lembrou com nitidez a biografia de Marcos, como já bem havia lembrado Paulo Freire sobre os grande homens: “ele veio ao mundo pra ensinar a coragem de pensar aos outros” e essa talvez seja a melhor síntese do que era Marcos, que tivemos o privilégio da amizade quando em vida e lembramos ainda uma característica sua: Marcos nunca perguntava, nunca causava embaraços. Ele induzia com paciência de quem não quer as respostas para si, mas que seu interlocutor saia com as respostas para ele mesmo.
Eles subiram ao palco com suas características
E assim, cada um com sua característica foi subindo ao palco , numa representação própria e daquilo que já escreveram nas suas biografias: os ex-prefeitos ainda vivos, Felippe Nery Monteiro da Silva, Benedicto Felippe da Silva, Felipe Antônio Zeitune, Heber Quintella e Abrão Calil Filho.
Dois vereadores estavam no rol de agraciados: o atual presidente da Câmara, Durvalino Gôngora de Jesus, e um decano e também ex presidente da mesma Casa, Jorge Riovaldo Smargiassi. O primeiro era uma representação ainda dos vereadores atuais e o segundo, de todos os vereadores que fizeram sua história nos últimos cem aos.
Como símbolo de um profissional que se projetou e ainda como um dos fundadores do PT em Guaxupé, o diretor de esportes do grupo “O Estado de São Paulo”, o jornalista Luiz Antônio Prósperi , o Gordo também foi um dos agraciados.
Bastante aplaudido , o padre Olavo Amadeu de Assis, também foi um dos aquinhoados com a comenda Marcos Noronha e antes de recebê-la falou com nossa reportagem da honra que sentia nisso, até pela sua ligação com ex-companheiro de batina e pela identificação de luta com um dos seus melhores amigos.
Representando a classe de professores e escritores, Moacyr Costa Ferreira, professor, pesquisador e escritor, não escondia sua satisfação ao participar desta representação e também contribuir para o resgate da história de Marcos que ele, também como guaxupeano adotado participou como amigo, como quase todos os cidadão guaxupeanos o foram.
O presidente do Sindicato dos e presidente do uma das maiores festas não só da cidade,. Mas que tomou vulto nacional sobre sua direção, Mário Guilherme Perocco Ribeiro do Valle, o Maé foi outra figura emocionada que subiu ao palco para receber a sua comenda, pelo seu próprio mérito enquanto cidadão e por projetar o nome da cidade no país todo.
Desculpando-se por sua ausência, por motivos de saúde, o empresário Orostrato Olavo Silva Barbosa, uma das grandes representações guaxupeanas pela seu tino empresarial e o comando de um bem sucedido grupo industrial, o empresário se fez representar por sua secretária executiva Elisabete Alves.
O ex-ministro , ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-deputado Patrus Ananias de Souza, um outro agraciado pela comenda Marcos Noronha, pela sua ligação com Guaxupé através de sua atual administração e pela sua grande amizade à Marcos Noronha desculpou-se por carta por não ter podido aparecer por compromissos assumidos antes e também problemas de saúde, comprometeu a vir pessoalmente à cidade para receber a honraria.
Ao final da cerimônia, o prefeito Roberto Luciano foi feliz em suas palavras que não só enalteceram Marcos Noronha, mas mostrou que a medalha com sua representação foi cunhada em homenagem e representação de tudo aquilo que Guaxupé é e o que tem de projeção para o futuro, com base em sua gente.
Texto e foto: Silvia Maria Matos de Sá.