Conferência Estadual de Assistência Social reúne cerca de 750 delegados

Publicado em 18/10/2013 - geral - Da Redação

Cerca de 750 delegados, de mais de 800 municípios mineiros, participam até sexta-feira (18) da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece no Hotel Tauá, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A conferência visa propor novas diretrizes para aperfeiçoar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado de Minas Gerais.

Durante a solenidade de abertura na quarta-feira (16), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), deputado estadual Cássio Soares, disse que o encontro é muito importante para avaliar a situação da assistência social nas cidades mineiras e para que os gestores possam contribuir com sugestões para o aprimoramento do Suas. Cássio também ressaltou o pioneirismo do Governo de Minas ao instituir o Piso Mineiro de Assistência Social, que atualmente está presente nos 853 municípios do estado.

“O governo de Minas foi pioneiro na inserção do Suas como política Pública Estadual e ao implantar o Piso Mineiro de Assistência Social, com repasse aos municípios da ordem de R$ 54 milhões, recurso que pode ser utilizado para o custeio de um serviço específico, atender a uma emergência, socorrer vítimas de enchentes, entre outras situações que tenham como objetivo melhorar a qualidade dos serviços de assistência social prestados à população”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Cássio, a Sedese tem realizado Cursos Telepresenciais para o desenvolvimento do processo de aprendizado contínuo no Estado, uma vez que esse tipo de plataforma de ensino favorece a disseminação de informações para um maior número de cidades e trabalhadores. De 2012 até setembro deste ano, mais de 38 mil pessoas participaram do curso.

Com o tema “A gestão e o financiamento na efetivação do Suas”, as conferências estão trabalhando com seis eixos: Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do Suas: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios do Suas e a Regionalização dos serviços de assistência social.

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) é o responsável pela realização da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social em Minas, que conta com a parceria da Sedese, por meio da Subsecretaria de Assistência Social.

Concurso público

As provas do concurso público da Sedese, que visa preencher 80 vagas para os cargos de nível superior em Serviço Social e Psicologia, serão aplicadas nesse domingo (20).  As vagas são destinadas tanto para Belo Horizonte quanto para municípios onde a Sedese possui Diretorias Regionais, como Montes Claros, Almenara, Uberlândia, Uberaba, São João Del Rei, Patos de Minas, Muriaé e Governador Valadares, entre outros.

“Os novos servidores irão aprimorar o quadro de pessoal da Sedese na capital e no interior contribuindo na prestação dos serviços à sociedade”, finalizou o secretário.

FONTE: ASCOM