Publicado em 17/09/2014 - geral - Da Redação
Na quarta-feira, dia 17 de setembro, a Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis “Antonio da Costa Santos”, localizada no Jardim Satélite Íris, em Campinas (SP), recebe representantes da Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso (Ascab), de Minas Gerais, para uma visita de intercâmbio.
A Cooperativa de Campinas passou por completa reformulação do espaço físico e de seu processo de gestão entre 2012 e 2013, em razão de sua participação no Programa PorAmérica, da RedEAmérica. Novos avanços foram registrados em 2014 e, com isso, a Cooperativa “Antonio da Costa Santos” tornou-se uma referência em gestão e qualidade.
A Cooperativa “Antonio da Costa Santos” implantou uma política de qualidade, mudou seu layout e capacitou triadoras para atuar de forma apropriada diante do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos de Campinas, no âmbito das possibilidades abertas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.As melhorias foram obtidas em função do projeto “Construindo sonhos através dos recicláveis”, desenvolvido pela Cooperativa e que recebe, desde 2012, apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor Brasil, como parte do Programa PorAmérica, da RedEAmérica. A Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso recebe, por sua vez, apoio do Instituto Holcim.
O Programa PorAmérica - Programa Fortalecimento de Organizações de Base – ODB para Combater a Pobreza foi uma iniciativa promovida e cofinanciada pela RedEAmérica, em aliança com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. Organizações filiadas à RedEAmérica no Brasil apoiaram projetos de redução da pobreza, como o da Cooperativa “Antonio da Costa Santos”, financiado pelo Instituto Arcor Brasil.
Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br
Fonte: José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa