Publicado em 12/08/2013 - geral - Da Redação
Má qualidade do serviço leva operadoras de telefonia ao topo do ranking de reclamações do Procon Assembleia.
Os cidadãos insatisfeitos com os serviços de telefonia podem dar sugestões e enviar suas opiniões diretamente para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A CPI criou um canal direto no Portal da Assembleia com o objetivo de ouvir a população. A criação da CPI em junho deste ano, a partir de requerimento dos deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Alencar da Silveira Jr. (PDT), foi motivada pela crescente insatisfação dos consumidores, e a comissão trabalha para apurar a responsabilidade das operadoras de telefonia que atuam em Minas Gerais por danos na prestação inadequada de serviços.
As empresas de telefonia móvel e fixa são campeãs de reclamações dos consumidores. No Procon Assembleia, só no primeiro semestre de 2013, foram quase 3.200 queixas, mais da metade do registrado no ano passado, cerca de 5.800. Nos últimos seis anos, a telefonia sempre esteve entre as três principais causas de reclamações e em 2011 e 2012 ocupou o primeiro lugar. Entre as principais reclamações apresentadas pelos consumidores em relação à Oi Telefonia Móvel, 70,9% referem-se às cobranças indevidas ou abusivas e dúvidas sobre a cobrança. Os mesmos problemas também motivam 63,6% das reclamações contra a Claro e 73% contra a Oi Telefonia Fixa. As três empresas foram as que receberam o maior número de reclamações no Procon Assembleia. Problemas com o contrato e serviços não fornecidos ou não concluídos também estão entre as principais queixas dos consumidores.
CAMPEÕES DE RECLAMAÇÕES NO PROCON ASSEMBLEIA
ANO 2012
- Telefonia (fixa e móvel): 5.831 notificações
- Cartão de Crédito: 4.668 notificações
- Eletrodomésticos e eletroeletrônicos: 2.588 notificações
ANO 2011
- Telefonia (fixa e móvel): 4.450 notificações
- Cartão de Crédito: 4.300 notificações
- Eletrodomésticos e eletroeletrônicos: 2.418 notificações
ANO 2010
- Cartão de Crédito: 3.171 notificações
- Telefonia celular: 2.475 notificações
- Cartão de Crédito: 4.300 notificações
- Eletrodomésticos e eletroeletrônicos: 1.764 notificações
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO