Curso teatral infantil 14 Bis é concluído com espetáculo: “Prova de Quê?”

Publicado em 30/10/2012 - geral - Da Redação

GUAXUPÉ - A conclusão do Curso Teatral Infantil 14 bis, que tem patrocínio da Sicoob/Acicredi e da Tecter, aconteceu no último dia 10, no Teatro Municipal, com apresentação do espetáculo “Prova de Quê?”. Em seguida, aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão, com a presença do Ex.ª Senhor Prefeito Roberto Luciano Vieira, Marcos David, Secretário de Cultura e Maurício Flamini, presidente do Instituto 14 Bis de Educação e Cultura.

Sob a orientação de Renata Alves, professora e coordenadora do projeto, os alunos apresentaram no espetáculo o resultado prático de cinco meses de trabalho, que abordou temas como interação, cooperação, comunicação verbal e não-verbal, expressão corporal, coordenação motora, ritmos e  improvisação. A seleção dos textos para a montagem foi elaborada pela atriz do Grupo 14bis Laise Diogo, a partir de obras de Vinicius de Moraes, Manoel de Barros, Teatro Mágico, Bertolt Brecht, Oswaldo Montenegro, Heitor Villa-Lobos, além de cantigas de domínio público. O espetáculo contou ainda com a participação do músico Ítalo Coragem, que cantou ao vivo, enquanto os atores mirins encenavam.

As aulas do curso aconteceram de maio a outubro de 2012 nas manhãs das quartas-feiras, no Teatro Municipal de Guaxupé. O curso foi gratuito e contou também com Oficinas de Arte Circense com Francis Osmar e Oficinas de montagem de espetáculo com ator do Grupo 14bis Rodolfo Bonifácio.

Realizado pelo Instituto 14 Bis e Grupo Teatral 14bis, esse projeto contou, pela segunda vez, com o patrocínio das empresas Sicoob/Acicredi e Tecter. Neste ano, teve o apoio da Vigilante, Prefeitura Municipal e do Fundo Estadual de Cultura de MG (FEC) A primeira edição desse projeto aconteceu em 2010, voltado para crianças de 8 a 10 anos, sob a coordenação da atriz Tuany Mancini, responsável também pela produção inicial deste ano.

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado com as crianças do projeto anterior, o curso de 2012 atendeu crianças de 10 a 13 anos de idade. Como desafio aos alunos atores, o curso também teve como objetivo a montagem deste espetáculo final, proporcionando-lhes a vivência necessária desde a produção teatral até a presença cênica no palco diante de uma plateia.

ASCOM