Publicado em 26/10/2011 - geral - SEGOV - Agência Minas
Noventa detentos das unidades prisionais da Região Sul de Minas Gerais foram inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e farão as prova nos dias 28 e 29 de novembro. Desse total, 19 são do presídio de Andradas, 16 de Lavras, 15 de Passos, 14 de Pouso Alegre, 10 de São Lourenço, oito de Caxambu e sete de Itajubá. Dinâmica
Uma sala de aula será preparada especialmente para realização das provas e cada etapa terá duração média de quatro horas e meia. Os detentos serão acompanhados por fiscais de sala e de apoio, uma coordenadora e agente prisionais. Além das provas de Ciências Naturais e Humanas, os presos terão ainda que responder questões de Matemática, Português e Redação. As provas são diferentes daquelas do Enem regular, que aconteceram no último fim de semana (22 e 23 de outubro), mas apresentam o mesmo nível de dificuldade.
Os detentos que forem aprovados terão a oportunidade de concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a vagas em universidades que aceitam a nota do Enem como critério de entrada para o ensino superior. De acordo com Camila de Oliveira, presos que estão nos regimes aberto e semiaberto podem começar a trajetória universitária ainda durante o cumprimento da pena, além daqueles do regime fechado que obtiverem autorização judicial para frequentar as aulas.
Ensino
Hoje, cerca de 5.500 presos estudam enquanto cumprem pena em unidades prisionais mineiras. Desses, 565 estão cursando o Ensino Médio e há outros 4.081 que já concluíram essa etapa e também podem, portanto, participar do Exame. Além disso, para fazer o ENEM é imprescindível a apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do preso. Desde março do ano passado a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) mantém convênio com a Receita Federal para regularização do CPF e RG da população prisional. Servidores das unidades prisionais são treinados no processo de regularização dos documentos e, atualmente, cerca de 8000 detentos têm o CPF regularizado e lançado no Infopen.