Publicado em 03/07/2014 - geral - Da Redação
A “Canção pra você viver mais”, da vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai, embalou a homenagem aos mineiros doadores de órgãos e tecidos, na segunda-feira (30/6), na ALMG. Na ocasião, um monumento feito em bronze pelo artista Leo Santana foi inaugurado e receberá o nome de doadores. Estiveram presentes vários deputados, autoridades estaduais e municipais, parentes de doadores e representantes do Complexo MG Transplantes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e da Secretaria de Estado de Saúde.
É o caso da Aparecida Maria dos Santos, mãe do doador Thiago Santos. Ela fez um discurso emocionado. Há seis anos e cinco meses, Aparecida perdeu o filho caçula. “Precisamos ver a doação como uma forma de manter viva a existência dos entes queridos. Thiago doou cinco órgãos e para mim, tornou-se um herói”, falou com a voz embargada.
MG Transplantes - Mosconi também fez questão de parabenizar as equipes do MG Transplantes. Segundo ele, é um serviço que corre contra o tempo para salvar vidas e, muitas vezes, não recebe o devido respeito no exercício dessa missão tão humanitária.
O diretor do Complexo MG Transplantes, Charles Simão, destacou que Minas Gerais é referência no país, acumulando mais de 30 mil transplantes. O subsecretário de Estado de Saúde, Wagner Eduardo Ferreira, anunciou que o estado terá a primeira unidade pública de transplantes, a ser inaugurada no edifício anexo ao Hospital Júlia Kubitschek, em Belo Horizonte.
Fonte: ASCOM - Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)