Dorothea Werneck promete gerar mais empregos para MG

Publicado em 11/01/2011 e atualizado em 11/01/2011 - geral - Assessoria de Comunicação

Numa solenidade prestigiada por nove secretários de Estado, presidentes de autarquias e de entidades, além de inúmeros empresários, a nova secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, tomou posse no dia 10/01, prometendo colocar Minas Gerais sempre acima da média nacional em relação aos índices de exportações e ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro. “Se a gente quer crescer e gerar emprego, não tem outra forma a não ser com o crescimento da produção e mais investimento, seja na expansão de empregos, seja atraindo empresas novas para investir em Minas Gerais”, afirmou a nova secretária. Dorothea Werneck também quer viabilizar a logística para conseguir escoar a produção do Estado. “Infraestrutura é a chave”, resumiu. Com o lema “odeio problema, adoro solução”, Dorothea Werneck afirmou que uma das prioridades da sua administração será encontrar caminhos para agregar valor às matérias-primas produzidas em Minas. “Sejam elas minérios, sejam elas grãos”, disse. O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, afirmou que Dorothea tem experiência, conhecimento e garra. “Minas Gerais tem a ganhar com ela”, disse o empresário.Para o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig), Luiz Custódio, a nova secretária vai precisar se preocupar com a ampliação do setor no Estado. “Vamos esperar um mês para a secretária tomar assento”, disse Luiz Custódio, que pede unificação do ICMS dos combustíveis no Brasil. O ex-secretário Sérgio Barroso deixou a pasta afirmando que Dorothea é muito competente. “Ela vai trazer muitos empregos para Minas Gerais”, disse. O diretor presidente da Forno de Minas, Helder Mendonça, afirmou que Dorothea será muito boa para o desenvolvimento do Estado. “A secretária é um nome nacional”, elogiou o presidente da Associação Comercial de Minas Gerais, Roberto Fagundes.

Mudança
A nova secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, anunciou o nome do advogado Fábio Veras, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), como secretário adjunto. Dorothea também apresentou o novo presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi). José Frederico Álvares foi gerente executivo da Unidade de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e vai substituir o engenheiro Adriano Magalhães, nomeado para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O Indi, órgão vinculado à Secretaria, é considerado porta de entrada do investidor em Minas Gerais.
A nova secretária também confirmou os três subsecretários da gestão anterior: Paulo Sérgio Machado Ribeiro, na Subsecretaria de Política Mineral e Energética; Marilena Chaves, na Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços, e Luiz Antônio Athayde, na Subsecretaria de Investimentos Estratégicos.

Presenças
A posse da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, foi marcada dos colegas do governo mineiro e amigos, entre eles, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.
Dorothea Werneck sempre deu o seu apoio às questões, por exemplo, da cafeicultura, uma das grandes frentes de trabalho de Carlos Melles. Em 1995, como ministra, Dorothea visitou São Sebastião do Paraíso para conhecer de perto os problemas dos cafeicultores e foi recebida por Melles. No mesmo ano, Dorothea Werneck liberou recursos para a recuperação das lavouras de café que foram atingidas pela geada do ano anterior.

Fonte: Jornal O Tempo/ Helenice Laguardia/ Adição Asscom secretário Setop, Carlos Melles