Empreendedor público de Minas Gerais vence Desafio Internacional da Educação

Publicado em 05/03/2013 - geral - Da Redação

Ideia vencedora de Felipe Braga, do Escritório de Prioridades Estratégicas, busca atrair e reter pessoas talentosas para a carreira de professor da rede pública

Com o projeto denominado Formação Superior Permanente de Professor, o empreendedor público Felipe Michel Braga, do Núcleo de Entregas e de Empreendedores Públicos do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas, venceu o desafio internacional da Educação: Como atrair pessoas talentosas para se tornar professor na rede pública brasileira, proposto pela plataforma Innocentive.

A premiação foi publicada em alguns dos principais jornais, revistas e sites do país, além de blogs sobre educação e inovação.

A plataforma internacional InnoCentive é pública e online. Em seu site são postados desafios propostos por empresas em diversas áreas do conhecimento. Os desafios são abertos à participação popular e as melhores ideias são premiadas.

O desafio da Educação foi patrocinado pelo Centro de Liderança Pública, com o objetivo de buscar ideias para melhorar o ensino público no Brasil, atraindo e retendo pessoas talentosas para a escola pública. Das 290 propostas para esse desafio, que vieram de 20 países, 61 foram selecionadas pelo júri, formado por representantes de organizações voltadas para a educação, entre elas a Fundação Lemann, o Instituto Ayrton Senna e a OSCIP Parceiros da Educação..

A ideia vencedora de Felipe Michel é inspirada na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Estado de Minas Gerais. Segundo ele, o projeto tem o objetivo de atrair e reter pessoas talentosas, de elevado desempenho escolar, e motivadas para o serviço público nas carreiras de professor das escolas públicas brasileiras. “Para isso, precisamos alcançar uma transformação significativa e profunda na percepção que se tem da carreira docente, de forma gradativa, pela modificação estrutural da forma de seleção e treinamento dos candidatos a professor da rede pública”, diz o empreendedor público.

A ideia consiste em um concurso com caráter de vestibular para o curso de formação em licenciatura específica. Graduando-se, o professor entra diretamente para o serviço público em sua área de conhecimento, sendo alocado de acordo com a orientação dada pelo poder público, conforme o interesse público.

“Alguns diferenciais importantes que listei para atrair os melhores alunos foram a remuneração com um salário mínimo mensal durante todo o período de graduação, a realização de estágios em sala de aula nos últimos quatro períodos dos cursos com supervisão e orientação dos professores de carreira e a construção de trajetórias dentro do sistema com progressão, condicionadas à formação permanente e tempo de serviço”, revela Felipe Michel.

O vencedor do desafio acredita que a implementação de sua ideia seja possível, “principalmente porque há diluição do impacto orçamentário, visto que é possível aproveitar as capacidades instaladas nas universidades públicas e privadas para a concessão dos cursos de formação nesses moldes, com formatura das turmas apenas quatro ou cinco anos depois de iniciadas”, completa.

Premiação

Segundo colocado, um funcionário da Royal Jordanian Airlines, da Jordânia, propôs a utilização das redes sociais para a divulgação de vídeos e publicações sobre experiências de sucesso nas salas de aula. Já uma consultora dos Estados Unidos, terceira colocada, propôs também a troca de experiência entre docentes. Por meio de plataforma online, os docentes poderão trocar conhecimentos para planejamento e execução de aulas, atendimento aos alunos e outras questões. As três sugestões vencedoras serão apresentadas a gestores públicos nos estados e municípios a fim de que, caso haja interesse, sejam implementadas.

Por sua ideia vencedora, Felipe Michel recebeu R$ 20 mil. O segundo lugar ficou com R$ 10 mil e o terceiro com R$ 5 mil. “O que eu espero da minha ideia é que ela se torne pública, que aqueles que estão curiosos sobre qual sugestão venceu a conheçam e possam aproveitá-la em suas próprias ações ou, talvez, buscar torná-la real”, conclui.

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