Empresária de Juruaia é destaque no jornal "Estado de Minas"

Publicado em 18/07/2013 - geral - Da Redação

Lingerie para mostrar - Para atender demanda por roupa de baixo que pudesse combinar com diferentes looks, Rosana criou a Ouseuse em 1994 e iniciou um processo de estruturação do setor em Juruaia

A empresária Rosana Marques, de 50 anos, não esperava que o incômodo de não encontrar sutiãs decorados que pudessem ser usados com decotes fosse ser o início de um negócio de sucesso. “Às vezes você tem uma roupa, mas não tem peça íntima para combinar. Comecei a confeccionar lingerie para atender a demanda por roupa de baixo que combina com o look”explica. Professora primária, ela foi contagiada com a perspectiva de mudanças, abandonou a sala de aula, contratou duas costureiras e fundou a Ouseuse Lingerie. Em pouco mais de 18 anos de existência, a Ouseuse hoje tem 80 funcionários diretos e outros 100 indiretos.

Por sua trajetória e pela colaboração que deu para a organização do setor de moda íntima em Juruaia, Rosana é uma das finalistas do Prêmio Cláudia 2013 na categoria negócios. Trata-se de uma das principais premiações femininas da América Latina, que tem como objetivo descobrir e destacar mulheres competentes, inovadoras e empenhadas em construir um Brasil melhor.

Ao criar a marca em 1994, ela abriu caminho para outras confecções no ramo na cidade de Juruaia, a 500 quilômetros de Belo Horizonte. A base econômica do município, que já foi a pecuária leiteira e a cafeicultura, deu espaço para as pequenas e microempresas de lingerie que vendem para todo o Brasil e também exportam para Alemanha, Estados Unidos, Japão e Dubai. “Nos últimos anos, as empresas se organizaram e se profissionalizaram. Atualmente, são mais de 160, o que é um número considerável para uma cidade com menos de 10 mil habitantes.” Noventa e cinco por cento das confecções são comandadas por mulheres, 580 mil peças produzidas por mês. O município é responsável por 15% de toda a lingerie produzida no País.) Cerca de 90 mil pessoas visitam a cidade por ano e o produto interno bruto (PIB) cresce 30% ao ano, colocando o município como polo mineiro de moda íntima e o terceiro do país.

Bom design As empresas de Juruaia confeccionam lingeries trabalhadas com bordados, com pedras e outros acessórios. “É um produto diferenciado, com um bom design e bem-apresentada”, define. A Ouseuse está há 18 anos no mercado e confecciona 70 mil peças por mês para lojas em todo o Brasil e também no exterior. Para 2014, a marca pretende abrir lojas licenciadas e próprias em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, e em e Poços de Caldas, no Sul de Minas.

Dois anos depois de ter aberto a Ouseuse, Rosana sentiu a necessidade de organizar o setor e foi uma das articuladoras da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju). À frente da diretoria, colaborou para implementar treinamentos, cursos, entre outras propostas para fortalecer o setor. “Sempre tive em mente que poucas empresas de moda íntima em Juruaia não seriam o suficiente para que as pessoas pudessem vir até a cidade para comprar. Era necessário que, cada vez mais, a população pudesse se enveredar pelo empreendedorismo e arriscar em um negócio próprio, mas sempre voltado, direta ou indiretamente, para a moda íntima”, explica a empresária.

Em 1998, foi uma das idealizadoras da Feira de Lingerie de Juruaia (Felinju), espaço importante para que as empresas pudessem fazer negócio. “A feira foi um divisor de águas para Juruaia. As pessoas passaram a acreditar mais naquele mercado.” A entidade foi presidida por três mandatos por Rosana, que atualmente integra a diretoria. O segredo para o crescimento, não só de sua empresa, mas de todo o setor no município, está na troca de experiências e colaboração. “Sou bastante aberta em relação à concorrência. Recebo todos para conversar”. Rosana é vista como uma espécie de consultora. “Se eu tive sucesso nessa empreitada, porque os outros também não podem? Sempre incentivei e sempre vou incentivar quem deseja ter seu próprio negócio. É assim que Juruaia se desenvolveu. Não por causa de uma só pessoa, mas da coragem coletiva de transformar a sua história”, completa. Antes de abrir a Ouseuse, Rosana atuou no ramo da moda e foi professora. É casada e tem três filhos: Cícero Augusto, de 26 anos; Vinícius, de 22; e Djalma, de 21.

Fonte: Estado de Minas