Publicado em 18/05/2018 - geral - Da Redação
Investimento de mais de 3 milhões da Cemig vai gerar economia de energia e melhorar o sistema de iluminação para diversas instituições de ensino em todo o Estado
Escolas públicas do Sul de Minas estão sendo beneficiadas com a substituição de lâmpadas ineficientes por outras com tecnologia LED. O Projeto LED nas Escolas faz parte do Programa Energia Inteligente da Cemig, cujos benefícios já se estenderam a cerca de 600 municípios mineiros. No mês de maio, o programa chega a escolas de Borda da Mata, Santa Rita de Caldas, Poço Fundo e Pouso Alegre.
“A questão sobre a iluminação nas escolas sempre foi motivo de questionamento e preocupação, pois o ambiente escolar tem por obrigação ser confortável e a iluminação é um fator primordial para o bom desenvolvimento da aprendizagem do educando. O novo sistema de iluminação de LED tem contribuído muito nesses aspectos”, afirmou, entusiasmada, a diretora da Escola Estadual José Bonifácio, da cidade de Poço Fundo, Rita de Cássia Silva da Costa. A escola é uma das instituições contempladas pelo Projeto LED nas Escolas, da Cemig, que irá beneficiar diretamente milhares de alunos e professores da rede pública estadual de ensino, além de criar a oportunidade de reverter investimentos para outras áreas prioritárias das instituições.
Para esse projeto está previsto um investimento total de R$3,3 milhões para substituir cerca de 35.300 lâmpadas e 16.100 luminárias. A iniciativa pretende disseminar uma cultura de consumo consciente e sustentável, reduzindo impactos para o meio ambiente e gerando benefícios para toda a sociedade, como garante Neander Geraldo Resende Lima, analista de comercialização da Cemig. “A instalação de sistemas de iluminação com tecnologia LED visa postergar a necessidade de investimentos no sistema elétrico, além de disseminar os benefícios da eficiência energética junto aos públicos envolvidos (profissionais da escola, alunos, poder público, comunidade, entre outros), influenciando positivamente na mudança dos hábitos de consumo”.
Outra vantagem, de acordo com Neander Lima, é a diminuição da necessidade de manutenções e trocas dos equipamentos, o que reduz custos para as escolas e gera menor quantidade de resíduos ao longo do tempo, além da melhoria da qualidade da iluminação para os alunos, professores e demais frequentadores do espaço. “A troca da iluminação nas instalações das escolas impacta diretamente na qualidade de ensino e nas condições de trabalho e segurança das instituições”, salienta.
O diretor da Escola Estadual Pio XII, da cidade de Borda da Mata, David da Costa Ferreira, contou como foi a recepção dos alunos. “Receberam com festa, pois sabem da importância de uma boa iluminação nas salas de aula”.
Para participar do Projeto LED nas Escolas, a escola pode solicitar a inclusão diretamente à Secretaria de Estado de Governo (Segov), que fará a análise, visando ao atendimento pretendido.
ascom