
Começou em Carmo do Rio Claro a 43ª edição da Feira do Artesanato. A feira teve inicio na quarta-feira, dia 20, e continua até o próximo domingo dia 24 de julho. Participam da Feira mais de 50 artesãos de São Tomás de Aquino, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Paraguaçu, Conceição Aparecida, Alfenas, Andradas e Leme.
Apesar de não ter sido aberta oficialmente na quarta-feira, os expositores que já estavam no local montando seus stands ficaram surpresos com a movimentação e já comercializavam seus produtos. Em 2011 a feira inova em sua localização e passa a ser montada em diversas tendas no centro da cidade, na Praça D. Maria Goulart. Uma inovação que agradou a todos pela forma aconchegante do evento.

Na noite da inauguração, foi realizada uma palestra com Prof. Edgar, atual diretor do curso de História da FESP e falará sobre questões relacionadas à implantação da represa e Furnas e seus reflexos sociais na região.
Edgar trouxe ao conhecimento das dezenas de pessoas presentes, como foi a implantação da Usina de Furnas e seus impactos na vida da região.
Na quinta-feira pela manhã a Feira aberta de forma oficial e reuniu autoridades como a Prefeita Cida Vilela, o vice-prefeito Dr. João Carlos Ferreira Costa, o presidente da Câmara Municipal Luis Floriano Avelino e outros vereadores.
Ao fazer seu pronunciamento durante a solenidade de abertura, a Prefeita Cida Vilela (PR), destacou o diferencial do artesanato de Carmo do Rio Claro sendo hoje a cidade considerada um pólo não só na tecelagem como também nos doces que são produzidos no município.

Cida lembrou da recente visita do Presidente americano Barack Obama ao Brasil onde na ocasião foram servidos a ele e a comitiva que o acompanhava, os doces produzidos em Carmo do Rio Claro, “o nosso artesanato não só através da tecelagem como também dos nossos doces vem tomando maiores proporções a cada dia que passa alcançando níveis mundiais e isso sem dúvida nos coloca com ainda mais responsabilidade de fazer com que os nossos artesãos tenham condições de levarem o nome da nossa cidade cada vez mais longe”, disse a Prefeita.
Cida falou ainda da satisfação em ter colocado na feira o maior número de participantes possível não só de Carmo do Rio Claro como também de outras cidades que se mostraram interessadas em participar, “ficamos orgulhosos e motivados quando no inicio da semana, dias antes do inicio da feira, não podíamos mais aceitar outras cidades que nos procuravam devido a ter atingido o limite máximo de espaços para os expositores”, disse.
Cida finalizou dizendo da necessidade de se investir na cultura do município, “nossa administração tem se pautado não só no desenvolvimento urbano da nossa cidade, mas principalmente no desenvolvimento humano dos que aqui moram, como a recente inauguração do Museu do Índio na última semana”, finalizou a Prefeita.
PARCERIAS E INOVAÇÕESA feira acontece em parceria da Prefeitura com Associação dos Artesãos e Comtur (Conselho Municipal de Turismo), e em 2011, tem como objetivo reunir não só os artesãos, mas ampliar a participação envolvendo o comércio local e o setor de turismo que está hoje em evolução na cidade.
Rosa Melo, representante da Associação dos Artesãos, falou da alegria de ver a feira ser tão bem reconhecida depois de tantos anos sendo realizada de forma tímida, “ficamos emocionados de ver hoje que a nossa cidade tem uma feira de artesanato que corresponde a uma cidade considerada capital mineira do artesanato”, disse Rosa ao parabenizar e agradecer a Prefeitura pelo empenho na organização do evento.

Estava presente também e fez uso da palavra, o presidente do Comtur Irineu Jr, falou da importância de eventos como esse para o turismo local, “nossa cidade é vista lá fora como um berço do turismo, as pessoas admiram o nosso artesanato, os nossos doces, as nossas belezas naturais e isso começa a ser valorizado da forma correta principalmente agora com a implantação do Portal do Turismo que vai nos possibilitar fazer um diagnóstico dos reais anseios dos nossos visitantes”, disse Irineu sobre os eventos de turismo na cidade.
O Presidente da Câmara, Luis Floriano Avelino, parabenizou a idéia de inovar no loca de realização da feira, “foi simplesmente formidável a iniciativa de tirar a feira de lugares fechados e coloca-la na praça, isso mostra que é um evento para o povo de forma geral”, ressaltou.
Confira a programação de palestras da 43ª Feira do Artesanato que continua até domingo de 10h00min as 22h00min:Dia 21 às 19:30hs: Palestra com foco em Carmo do Rio Claro e a relação dos primeiros habitantes com a região e sua geografia. Palestrante Antonio Theodoro Grillo Mestrado: Mestre em Ciências Sociais (Antropologia), pela Organização Educacional Barão de Mauá. 1998 Doutorado: Doutor em História; UNESP, Franca; 2009.
Dia 22 às 19:00hs: Palestra sobre a origem da cachaça. PalestranteAntonio dos Reis Andrade Moutinho. Graduação: Licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 1986 Mestrado: Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 2001 Especialização “Lato Sensu”: História- Faculdade de Filosofia de Passos. Ministra as disciplinas: História do Brasil I,II,III e IV, Introdução aos Estudos Históricos e Historiografia Brasileira na FESP/UEMG. Membro do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Ibiraci-MG.2011.

Serão ministradas oficinas de culinária típica, tecelagem e artesanato em geral.
Sábado, dia 23/11, lançamento do livro de poesias de Bruno Santos, “O sopro contra a tempestade”, com leitura dramática de alguns poemas que constam do livro e música ao vivo.