Publicado em 27/09/2012 - geral - Da Redação
Fernando Henrique Moraes Borges, de Turvolândia, desenvolveu projeto para o setor moveleiro
Design Social: Projeto Energia Portátil
A proposta além de fazer uma ponte entre uma tecnologia de geração de energia verde e o usuário final, possibilita o deslocamento dessa tecnologia. Funcionando como uma mini-usina portátil, o objeto abriga placas fotovoltaicas, transformando luz solar em energia elétrica.
Inscrito por: Eduardo Campos Moreira e Belisa Murta
Belo Horizonte/MG
Embalagem para Mel: “Projeto Mel Orgânico Floras”
As embalagens tentam explorar e valorizar uma das principais características do mel: a sua florada de origem. Criando uma embalagem simples, de fácil manuseio tanto pelo produtor quanto pelo consumidor e com características que a diferenciam de suas concorrentes quando expostas para distribuição.
Inscrito por: Filipe Alvarenga de Sá
Belo Horizonte/MG
Utensílios para Café: Projeto “Linha de Cerâmica para Café – CaféZen”
O conjunto de peças em cerâmica para café foi desenvolvido para pousadas e hotéis de Minas Gerais. Permite dispor e servir elegantemente à mesa o café e o leite de uma forma harmônica e encantadora.
Inscrito por: Ivan Mota Santos
Belo Horizonte/MG
APLs de Minas (Cerâmica Vermelha): Projeto “Cobogós do Cerrado”
O projeto busca resgatar uma técnica arquitetônica amplamente utilizada no Brasil nas décadas de 50 e 60 e também valorizar, através da retratação de seus elementos formais, o segundo maior bioma brasileiro: o Cerrado. Apresenta uma linha de novos padrões para cobogós ou elementos vazados, destinados à produção em cerâmica vermelha no Arranjo Produtivo Local de Ituiutaba.
Inscrito por: Iara Aguiar Mol
Belo Horizonte/MG
Resíduos: Projeto “Painel Regen” (madeira)
Um rejeito industrial comum hoje é o resíduo de painel à base de madeira. Uma destinação de longo prazo seria um painel modular produzido com pedaços de vários tamanhos e cores, que pode ser usado na fabricação de móveis e em decoração. A produção pode ser realizada por pequenas cooperativas na periferia das regiões industriais.
Inscrito por: Bernardo Senna
Rio de Janeiro/RJ
Projetos Vencedores - Categoria Estudante
Brindes e Materiais Esportivos: Projeto “Carteira P.monha”
P.monha é uma carteira baseada na simplicidade e irreverência do tecido. O nome remete à pamonha, doce típico, embalado com folhas de forma simples no formato de pequeno pacote. É obtido a partir de um retângulo de tecido que, dobrado, passa a formar os bolsos da carteira. Seu dimensionamento é ideal para guardar documentos.
Inscrito por: Hugo Hissashi H. Hisamatsu
Tupã/SP
Design Social: Projeto “Rampa Portátil de Acessibilidade ‘Movida’”
Rampas móveis, para serem portadas pelo próprio cadeirante, ou mesmo por um acompanhante, dando ao usuário de cadeira de rodas a possibilidade de acesso em locais que não respeitam essa condição de acesso igualitário a todos (com degraus de 15 centímetros de altura – altura oficial de calçadas adotada no Brasil), como por exemplo, muitas vias antigas de cidades.
Inscrito por: Juliana Maria Moreira Soares
São Sebastião/SP
Embalagem para Mel: Projeto “Buzzz...”
Embalagem inspirada na anatomia do abdômen das abelhas. A geometrização da forma de referência favorece uma identificação icônica do produto além de contribuir para uma experiência estética agradável no processo de exposição, estimulando o processo de compra por parte do consumidor final.
Inscrito por: Klivisson Dennison
Campina Grande/PB
Utensílios para Café: Projeto “Café Sabores da Colônia”
A proposta é um café especial no formato café solúvel produzido no território mineiro e com notas de especiarias (Exemplos: cravo, canela, pimenta, cacau, etc) que aguçam o paladar e o aroma. O objetivo é ressaltar valores locais e temas que dialogam com o terroir. A referência utilizada foi o período colonial.
Inscrito por: Ana Carolina Ribeiro e Fabiana Bergamaschine
Belo Horizonte/MG
APLs de Minas: Projeto “MOD – Mobiliário Multifuncional”
Móvel versátil e dinâmico, que segue tendências de comportamento e produção. Por ser um móvel modular e criativo, foram desenvolvendo alguns acessórios que permitem utiliza-los como: mesa de jantar, penteadeira, rack para TV, aparador, cabeceira de cama, entre outras, tendo como beneficio funcionalidade, possibilitando a otimização de espaços.
Inscrito por: Fernando Henrique Moraes Borges
Turvolândia/MG
Resíduos: Projeto Tijolo “Brick”
A proposta do Brick é de aliar beleza, praticidade e preço com o objetivo de desenvolver um módulo que já possua o acabamento final da construção, evitando a necessidade do uso de qualquer tipo de acabamento, ou seja, objetivar a redução do processo da construção.
Inscrito por: Samuel Matos
Belo Horizonte/MG
Assessoria de Imprensa do Sebrae/MG