Exposição exalta a grandeza do barroco mineiro

Publicado em 10/07/2014 - geral - Da Redação

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana traz obras de artistas e artesãos das tricentenárias cidades realizadoras do evento

Com ênfase na religiosidade que permeia o barroco mineiro, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014 apresenta a exposição Inspirações do Barroco Mineiro.

A mostra reúne obras de artistas marianenses que, sob a inspiração de grandes nomes como Aleijadinho e Mestre Athayde, uniram-se para fazer a releitura desta que é a principal manifestação artística surgida no auge da exploração do ouro no século XVIII.

Aberta à visitação até o dia 20 de julho, de 8h às 17h, na galeria de exposições da Câmara de Vereadores de Mariana, a mostra é uma iniciativa da Associação Marianense dos Artistas Plásticos (Amap), em que artistas contemporâneos fazem uma releitura do barroco mineiro, apresentando representações de anjos com traços mulatos, negros e indígenas, utilizam cores fortes na policromia e o jogo de luz e sombra em suas pinturas, gerando um novo estilo artístico na contemporaneidade.

“Arte que se revigora” é um conceito que resume a ideia do trabalho desenvolvido para a exposição, que contempla os trabalhos expostos. Os membros da Amap Thyko Oliveira e Eduardo Campos explicam que é a segunda vez que a associação participa do Festival de Inverno. Para eles, é uma forma de difundir a arte e os artistas locais não apenas para a comunidade local, mas também para turistas de outros estados e países.

Na exposição, o público tem a oportunidade de acompanhar “ao vivo” os artistas produzindo suas obras e também acompanhar o trabalho final. O artista Geraldo Zuzu explica que o que fazem é “uma releitura, não com aquela função do que foi o barroco, mas com uma função decorativa”. Segundo ele, o grande diferencial é que a arte no século XVIII invocou a dor, porém, hoje, trata com leveza, na tentativa de fazer com que a casa das pessoas seja uma ambiente agradável.

TECENDO A HISTÓRIA

Grupo Devoções: cultura e arte manual, patrimônio ouropretano no Festival

Colchas de retalhos, almofadas de chitão, panos e colchas de poemas líricos, caixas e bolsas bordadas em patchwork. O trabalho das bordadeiras do Grupo Devoções exibe, de forma viva e elegante, as tradições culturais, religiosas e artísticas de Ouro Preto. Composto por artesãs de Ouro Preto e região, o grupo também produz peças de cunho religioso, como estandartes, relicários e escapulários, além de toalhas com bordados antigos e bonecas de lã. Inspiradas na temática do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014, Entrecorpos, as artesãs confeccionaram produtos artísticos especialmente para o evento.

A sutileza nos detalhes das peças aborda a arquitetura de Ouro Preto e suas raízes e procura, também, traduzir e mostrar um pouco da cultura de Minas Gerais. Para integrar a programação do evento, está sendo realizado um Ateliê Aberto do Grupo Devoções em que serão expostos os trabalhos das artesãs. A exposição acontece durante todo o Festival, de 4 a 20 de julho, no Salão Diamantina do Centro de Artes de Convenções da UFOP. Com o Ateliê Aberto, o público pode conferir o processo criativo dessas mulheres, que estarão montando peças.

Célia Antunes é umas das artesãs que ajudou na confecção do material feito e acredita que a oportunidade da exposição é importante para a divulgação do trabalho: “Essa é uma chance de mostrar o valor do que produzimos e dar destaque aos nossos produtos. É um prestígio muito grande participar da programação do Festival, que têm grande influência cultural nessas cidades”.

Com a intenção de garantir a preservação do trabalho manual na comunidade ouro-pretana e na região e também entre turistas, o Devoções valoriza a tradição e o fazer manual. A proposta do grupo é oferecer, além de uma opção de trabalho, renda e oportunidade para os artistas locais.

A programação completa está disponível no site do evento: www.festivaldeinverno.ufop.br.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop). O evento conta com o patrocínio de Vale, Gerdau, Cemig, Oi e Samarco, por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana