Fórum discute projeto da Fundação Cultural em Poços de Caldas

Publicado em 09/02/2011 - geral - Assessoria de Comunicação

O Fórum de Cultura, organizado pela Prefeitura através do Departamento de Cultura, acontece na sexta-feira, 11, no Espaço Cultural da Urca, a partir das 14h. A abertura do evento contará com a presença do prefeito Paulo César Silva e da diretora de cultura, Cristiane Fernandes, entre outras autoridades. O evento é aberto à comunidade em geral, em especial à classe artística, para discussão do projeto que institui a Fundação Cultural de Poços de Caldas.
Como convidado especial, o Fórum conta com a presença do diretor executivo da Fundação Cultural de Uberaba, Wellington Félix Cornélio, que irá falar sobre a experiência daquele município. Logo após, a secretária de governo, Salma Neder Camacho vai expor o projeto da Fundação Cultural de Poços de Caldas. Em seguida às palestras, os participantes serão divididos em grupos, e poderão propor sugestões e até mesmo alterações no projeto original. Um representante de cada grupo irá retornar no período da noite para fechar o documento final das discussões do Fórum.
Fundação

Pelo projeto, a Fundação Cultural Poços de Caldas FUNDEC terá personalidade jurídica própria e autonomia administrativa e financeira, destinada a estimular, desenvolver e tomar iniciativas de qualquer natureza, fazendo acordo, contratos e convênios com terceiros, para atingir os objetivos e integrará a administração pública indireta do Município, vinculada à empresa DME Poços de Caldas Participações S/A, com prazo de duração indeterminado.
Entre os objetivos da fundação estão formular a política cultural municipal, incentivando e patrocinando atividades artísticas, visando um maior acesso da população aos bens culturais; articular-se com órgãos públicos e privados de modo a assegurar a coordenação e execução de programas culturais; promover meios que permitam a decisão da comunidade no âmbito da política cultural do Município e fomentar, através de suas possibilidades financeiras e técnicas, a formação de grupos artísticos interessados em constituir organismos estáveis.
Também são competências da fundação, promover a defesa, conservação e manutenção do patrimônio artístico, histórico e cultural; auxiliar as instituições culturais existentes, visando assegurar o desenvolvimento de programas culturais; editar livros, revistas, folhetos, jornais, e outros veículos de divulgação de atividades ou de contribuições que interessem à vida cultural do Município e estimular e promover exposições, espetáculos, conferências, debates, feiras, projeções cinematográficas, festejos, eventos populares e todas as demais atividades ligadas ao desenvolvimento artístico e cultural do Município.