Deputado Antônio Carlos irá participar da solenidade compondo mesa de representantes
No dia 17 de agosto ocorrerá no Auditório JK da Cidade Administrativa em Belo Horizonte a solenidade de lançamento do Fórum do leite. O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) fará parte da mesa formada por representantes dos setores público e privado, que serão responsáveis pela avaliação e formulação de propostas para atender as diversas reivindicações que chegam do setor produtivo do leite. O Fórum do Leite é um projeto instituído sob comando direto do governador Antônio Anastasia, e terá o objetivo de fortalecer e valorizar os produtos mineiros.
O produtor de leite e gestor da Associação das Cooperativas de Leite no Sudoeste Mineiro (Minas Leite), José Américo Simões, mais conhecido como ‘Manuelito’, contou que o governador, quando em campanha pela reeleição no ano passado, recebeu no Palácio das Mangabeiras 23 representantes de produtores de leite.

“O encontro foi um pedido de Arantes e do secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas (SETOP), deputado federal, Carlos Melles (DEM). O Fórum do Leite é o resultado do que foi discutido e pedido durante esse episódio e que irá servir de união de todas as ações do ramo leiteiro já existentes, mas que muitas vezes caminham individualizadas”, explicou.
Antônio Carlos também relatou a importância do encontro para a iniciativa de criação desse programa. “Naquele momento, o governador combinou conosco que, se fosse reeleito, iria criar o Fórum do Leite e ele está cumprindo o combinado. É o primeiro gesto do Governo e é muito importante, pois o Fórum vai discutir políticas para a produção de leite no Estado”, comemorou o parlamentar. Arantes acrescentou explicando a necessidade de o Estado investir nesse tipo de política para o homem do campo. “A produção do leite é uma atividade que gera emprego e fixa o produtor rural no campo, além de o leite ser um produto essencial para o ser humano”, concluiu.
O Governo do Estado já mantém, desde, 2005, o Minas Leite – Programa de Incentivo à Cadeia Produtiva do Leite no Estado, que tem o objetivo de promover a qualidade de vida dos pecuaristas de pequenas propriedades, orientando sobre técnicas de baixo custo para aumento da produtividade. Minas é quem mais produz leite e queijos no país, responsável por mais metade da produção nacional, uma das maiores do mundo.
Fotos: Ricardo Gandra
