Fundador da Cory é homenageado como Industrial do Ano

Publicado em 24/05/2018 - geral - Da Redação

Fundador da Cory é homenageado como Industrial do Ano

Nelson do Nascimento Castro foi indicado por associados ao CIESP e diretorias do Senai e Sesi para receber a honraria concedida pelo Legislativo; cerimônia acontece sexta-feira (25/5), às 19 horas, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto

O fundador e presidente da Indústria de Produtos Alimentícios Cory, Nelson do Nascimento Castro, será homenageado como Industrial do Ano, nesta sexta-feira (25/5), às 19h, em solenidade na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A indicação para o prêmio foi realizada por associados da regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) junto com as diretorias regionais do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria). A concessão da honraria é feita pelo legislativo local.

O reconhecimento não aconteceu apenas pela trajetória bem-sucedida da Cory, que acaba de completar 50 anos, mas também pelas enormes dificuldades superadas até hoje. A empresa presidida por Castro é um caso de sucesso raro no Brasil, conseguiu reverter uma falência decretada pela justiça no início dos anos 2000.

 “É uma honra muito grande receber essa homenagem, principalmente considerando a pujança da nossa querida Ribeirão Preto e a escolha ter sido feita democraticamente pelo voto dos associados do CIESP, Sesi e Senai.  Só tenho a agradecer as pessoas que fizeram parte da minha vida, em especial à equipe da Cory. Sem elas nada teria sido possível conquistar”, comemora Castro.

Sobre a Cory

Uma história que começou em 1968, quando Nelson do Nascimento Castro deixou de ser funcionário de uma grande empresa para realizar o sonho de iniciar o próprio negócio. Abriu a Panificadora Bengala, em Lins (SP), uma “padaria sem forno”, ele ressalta, pois não tinha dinheiro para adquirir um. “Comprávamos o pãozinho de um concorrente e depois revendíamos. Aos poucos fomos conseguindo o capital e finalmente compramos um forno. No tempo ocioso fabricávamos bolos, bisnaguinhas e biscoitos. Até que em 1971 a padaria virou indústria”, relembra.

Três anos depois, Castro empreendeu ainda mais e comprou a Fábrica de Balas Apache, em Ribeirão Preto (SP).  Mais tarde decidiu unir as duas empresas e centralizou tudo em um só prédio, no Bairro Lagoinha, zona leste de Ribeirão, onde está a sede da Cory até hoje.

Em 1980, a Cory lançou as balas IceKiss, do inglês “Beijo gelado”, que se tornou líder de mercado com a estratégia de colocar recadinhos de paquera e figurinhas com horóscopo e fotos de artistas nas embalagens.

“Há dois mil anos as balas existem no mundo e sempre foram consumidas pelo sabor que é um valor sensorial. Aí agregamos um elemento de socialização que fez com que a IceKisscaísse no gosto dos consumidores e virasse mania nacional. Hoje, de cada três balas consumidas no Brasil, uma é IceKiss!”, revela.

A aposta seguinte foi o lançamento da bolacha Hipopó, que rapidamente conquistou a criançada com seu personagem cheio de carisma.

Atualmente a Cory mantém 600 postos de trabalho na matriz, em Ribeirão Preto (SP), e na unidade de Arceburgo (MG). Produz mais de 100 toneladas diárias de diversos produtos distribuídos no Brasil e mais 20 países. No portfólio da Cory, marcas conhecidas como as balas, drops e gomas de mascar IceKiss e as bolachas Hipopó, carros-chefe da empresa, além das balas Azedinha, LilithChita, e uma grande linha de biscoitos, bolachas e pães de mel com as marcas DimelQuero-Quero e ShowGol.

Acesse www.cory.com.br e conheça mais.

Serviço

Industrial do Ano / Nelson do Nascimento Castro

Data: 25 de maio (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Câmara Municipal de Ribeirão Preto (Avenida Jerônimo Gonçalves, 1200)


ascom