Grandes ídolos da música sertaneja, Chico Rei & Paraná em Muzambinho

Publicado em 01/08/2015 - geral - Da Redação

Grandes ídolos da música sertaneja, Chico Rei & Paraná em Muzambinho

A consagrada dupla sertaneja Chico Rei & Paraná esteve em Muzambinho no sábado, 25/07. Com shows programados na região, os artistas foram recebidos na casa da cantora Sula Mazurega e esposo Flávio, no bairro rural Moçambo, pernoitando e seguindo para show em Andradas no dia seguinte. 

A presença ilustre chamou a atenção de vizinhos e fãs da dupla, sendo que todos foram recebidos com muito carinho e atenção. A reportagem da Folha teve a oportunidade de conversar com os irmãos Francisco Aparecido Gomes (Chico Rei) e José Cláudio Gomes (Paraná), nascidos em Araponga/PR, mas vivendo em Brasília/DF desde 1976, conhecendo um pouco da carreira da dupla e ouvindo sobre a realidade atual da música sertaneja.

GRANDE AMIZADE - Paraná revelou uma antiga amizade com Flávio, sendo que depois conheceu Sula Mazurega. Assim, estando na região, a dupla sempre visita os amigos em Muzambinho. Destacou Sula Mazurega como uma grande cantora e compositora, sendo que a dupla já gravou suas músicas.

Um fato curioso é que a dupla Chico Rei & Paraná nunca cantou em Muzambinho. Porém, revelou que conhece a cidade através do jornalista Milton Neves, inclusive destacando as traves do Maracanã da Copa de 1950 no município. A dupla também reconheceu a história gloriosa do comunicador Joãozinho Dureza. 

CARREIRA DE SUCESSO - Há 28 anos, a dupla Chico Rei & Paraná faz sucesso em todo o Brasil. Entre os destaques na carreira, inclusive conquistando premiação, estão as músicas “Quem será seu outro amor” (do primeiro LP, que conquistou Disco de Ouro), “Amor Rebelde”, “Leão Domado”, “Canarinho Prisioneiro”, “Você não sabe amar” e “Alma Transparente”. Atualmente, a música de maior sucesso é “Um degrau na escada”, que também foi gravada por Leonardo e Eduardo Costa. 

SERTANEJO UNIVERSITÁRIO - Paraná observa que muitas pessoas do interior chegaram às grandes cidades para estudar, surgindo então este novo estilo da música sertaneja. Na sua opinião, este pessoal é necessário para a reposição, lembrando grandes nomes do passado. Até porque estas duplas começam o show cantando o sertanejo universitário e terminam sempre interpretando grandes sucessos do sertanejo raiz. Porém, o artista garante que a dupla Chico Rei & Paraná mantém seu estilo, cantando poesias e cativando as famílias. Paraná chegou a “questionar” Gino & Geno pela gravação de música fora do estilo natural da dupla.

SHOW MODERNO - Mesmo mantendo o bom sertanejo do passado, Chico Rei & Paraná conta com grande estrutura. No palco, o público confere painel de Led e mais de 30 músicos, 04 técnicos de luz e 02 técnicos de som. Portanto, comprovando com o sertanejo também cresceu e se modernizou. Como a equipe conta com aproximadamente 50 pessoas, existe dificuldades de locomoção num país continental como o Brasil. Por isso, são entre 10 e 12 shows considerados “completos” e com padrão de qualidade por mês.

Chico Rei e Paraná já se apresentou em diversas regiões dos Estados Unidos. No mês de maio deste ano, inclusive, esteve no país se apresentando em colônias de brasileiros. No final deste ano, a dupla estará na Europa com shows agendados em Portugal, Bélgica e Inglaterra. 

LAÇOS DE FAMÍLIA - O cantor Paraná revelou o lado afetivo, destacando a união com a família. Casado e pai de dois filhos, considera fundamental este convívio. A própria dupla de “irmãos” acaba gerando esta situação familiar. “A música é importante, mas o convívio é muito mais”, disse Paraná. Atualmente, os músicos Chico Rei e Paraná residem em Brasília/DF. 

LUTO NO SERTANEJO - Paraná considerou o falecimento do cantor José Rico (da dupla com Milionário) um momento muito doloroso para todos da música sertaneja. Até porque José Rico era uma referência do gênero, como músico considerado “acima da média”. O músico analisa que a força da dupla Milionário e José Rico rompeu a barreira da mídia top, conseguindo mostrar o talento para todo o Brasil e parte do mundo.