Hora Certa da Cooparaiso promove ciclo de palestras técnicas

Publicado em 13/09/2012 - geral - Da Redação

Os visitantes do segundo dia da Campanha Hora Certa 2012 da Cooparaiso tiveram a oportunidade de assistir palestras técnicas sobre os feitos climáticos sobre a lavoura cafeeira e como os pesquisadores estão trabalhando para minimizar os prejuízos da seca ou das chuvas sobre a qualidade do café.
Vânia Ap. da Silva, da Epamig Lavras, disse que as variações climáticas dos dois últimos anos trouxe surpresas para o produtor. “Não há como prever os resultados fisiológicos para a safra, isso vai depender de como o clima se apresentará daqui para frente. Vamos passar algumas práticas mitigadoras para que não haja prejuízos tão fortes em relação ao clima”, disse.
A pesquisadora também da Epamig de Lavras, Sara Maria Chalfoun de Souza, apresentou o monitoramento sobre as principais doenças do cafeeiro. “Nós temos notado que as condições climáticas que se modificaram nos últimos anos, têm propiciando o surgimento de doenças. Na região do sul e sudoeste de Minas as chuvas tornaram essas regiões com possibilidade mediana para o aparecimento de doenças, mas estamos conseguindo monitorá-las”, tranqüilizou a pesquisadora.
O produtor Anselmo Jose de Almeida, de Santo Antonio da Alegria, disse que a Hora Certa está oportunizando negócios e obtenção de informação que o produtor não encontra em ouro lugar. “Estou muito satisfeitos, as palestras são extremamente esclarecedoras, com informações que podemos aplicar na roça. As oportunidades de negócios também estão ótimas”, disse.

Asscom Cooparaiso