Publicado em 21/02/2013 - geral - Da Redação
Programa está em sete cidades e remuneração chega a R$50 por hora
As inscrições estão abertas de 25 de fevereiro a 1º de março de 2013. Os documentos abaixo deverão ser entregues via Correios, no endereço:
IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes
Praça Tiradentes, 416 - Centro
Inconfidentes-MG CEP: 37576-000
Aos cuidados (A/C) do professor Carlos Magno de Lima
Modelo de Projeto Pedagógico de Curso FIC - Pronatec Campo
Anexo I - Formulário de Inscrição
Anexo II - Modelo de Curriculum Vitae
Anexo III - Termo de Compromissos - Professores
Anexo IV - Autorização da Diretoria de Gestão de Pessoas
Anexo V – Cronograma Pronatec Campo
OBS.: Os arquivos acima estão disponíveis http://www.ifsuldeminas.edu.br/index.php/pt/noticias/1592-pronatec-campo.
Sobre os cursos
O acesso aos cursos do Pronatec Campo não é feito por meio do tradicional vestibular, mas através da indicação das demandantes e do cadastro reserva dos alunos no Sistec - Sistema Nacional da Informação da Educação Profissional e Tecnológica. A demandante do Pronatec Campo será a EMATER de cada município participante, pelo vínculo com o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, que iniciará as matrículas no mês de março.
Os cursos ofertados foram pactuados em 2012 para serem executados em 2013. Os nove cursos serão realizados pelo Câmpus Inconfidentes conforme a demanda e perfil dos agricultores de cada um dos sete municípios contemplados. Confira abaixo os cursos e seus respectivos locais de oferta:
images/stories/Fotos_2013/1130/1130_89.jpg
Ponto de partida
No dia 31 de janeiro, cerca de 25 pessoas se reuniram na Reitoria do IFSULDEMINAS, em Pouso Alegre, para esclarecimentos de pontos-chave e programação de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo).
A reunião foi iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS que, juntamente com a coordenação do Pronatec Campo e o diretor do Departamento de Administração e Planejamento (DAP) do Câmpus Inconfidentes, Luiz Carlos Dias Rocha (representante do Câmpus Inconfidentes), convidou lideranças de sete municípios (veja a lista abaixo). Entre eles: extensionistas da Emater-MG, gestores municipais, representantes da Agricultura Familiar e diretores de escolas interessados na execução do programa.
De acordo com Luiz Carlos, “O Sul de Minas Gerais é caracterizado por ser uma região de agricultura familiar forte e com raízes culturais marcantes, mas que se confundem com o desenvolvimento industrial. Historicamente, as políticas de desenvolvimento agrícola fomentadas no estado são, em sua maioria, destinadas a outras regiões.”
O diretor acredita que, com o Pronatec Campo, o IFSULDEMINAS inicia um processo de inversão de valores, para atender as demandas dos agricultores sul-mineiros, especialmente dos municípios onde os cursos foram pactuados. “O Câmpus Inconfidentes coordenará, juntamente com a equipe da Reitoria, as ações nestas unidades e está confiante no sucesso dos trabalhos.”, completou o professor.
Texto: Luciana Rambaldi
Revisão: Elisa Franco
Ascom IFSULDEMINAS