Lei Maria da Penha vai virar jogo de computador

Publicado em 11/01/2013 - geral - Da Redação

 

O Projeto ‘Maria da Penha vai às Escolas’ vai virar jogo de computador, com uma linguagem popular, lúdica e divertida, com foco nas crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos.  O piloto da iniciativa será lançado no segundo semestre deste ano e tem como objetivo construir uma cultura de respeito e valorização da mulher, contribuindo para acabar com as práticas machistas, racistas e demais manifestações preconceituosas.

De acordo com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares, a expectativa é alcançar os mais de 3 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de Minas Gerais e os 9.600 profissionais da educação,  que vão ser capacitados para o manuseio do software no cotidiano escolar.

O projeto foi selecionado como destaque, em 2012, a partir do Ciclo de Inovação promovido pelo Núcleo Central de Inovação e Modernização Institucional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e será transformado em um software educativo.

“Entre 85 projetos, fomos contemplados entre os quatro selecionados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. De forma interativa, por meio do computador, a criança vai conseguir ter acesso a essa forma atual de desenvolver a conscientização nas escolas”, destacou Cássio Soares.

Lançado em agosto de 2012 pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDEDE), o projeto “Maria da Penha vai às Escolas” alcançou mais de 40 mil alunos em 52 municípios mineiros. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), busca despertar nos jovens a importância das questões ligadas aos direitos humanos, especialmente as que envolvam o combate à violência contra a mulher. Para isso, foi criado um gibi “As Marias em: Maria da Penha vai às escolas” (material didático que aborda, de maneira lúdica, a questão da violência doméstica e intrafamiliar sofrida pelas mulheres) além decapacitações para os professores sobre estratégias metodológicas para utilização do material.

Assessoria de Imprensa