Mais cinco empresas do Sul de Minas chegam ao mercado de franquias

Publicado em 13/11/2015 - geral - Da Redação

Mais cinco empresas do Sul de Minas chegam ao mercado de franquias

Capacitadas pelo Sebrae Minas, novas franqueadoras ampliam as opções para quem busca investir em marcas já consolidados com custo reduzido

O Sebrae Minas, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) – regional Minas Gerais, lança cinco novas franqueadoras no Sul do estado. Intima Passion, comércio de lingerie; Hot Batata, restaurante; Camisaria Italiana, comércio de camisas masculinas e femininas; Nutriestética, clínica de estética e emagrecimento e a choperia Buteko são as empresas que entram para o setor de franchising. O evento de apresentação das novas franqueadoras será no dia 17 de novembro, em Varginha. Informações: (31) 3690-5100.

As cinco pequenas empresas participam do Programa Minas Franquia, do Sebrae. Lançado há cinco anos, o programa já lançou 65 franqueadoras no estado e soma 106 franquias vendidas. “O volume de negócios gerado nessas transações totaliza cerca de R$8 milhões.”, informa a analista de Acesso a Mercados do Sebrae Minas Alessandra Simões.

De acordo com dados da ABF, o faturamento do setor de franchising no Brasil teve crescimento nominal de 8,2% no terceiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre julho e setembro, o faturamento acumulado foi de R$ 35,5 bilhões. De janeiro a setembro deste ano, a receita acumulada somou R$ 99,385 bilhões, montante 10,1% maior que o registrado no mesmo período de 2014.  “Mesmo na crise, as pequenas empresas capacitadas pelo programa continuam expandindo suas marcas”, destaca Alessandra Simões.

 

Segundo a analista, entre os fatores que favorecem a expansão desse segmento estão o investimento menor que o exigido por grandes empresas, a rentabilidade de alguns negócios e o suporte administrativo oferecido pelas franqueadoras. “Em média, o investimento para a estruturação de uma franquia de uma pequena empresa gira em torno de R$150.000,00, considerando as despesas com licenciamento e montagem do negócio”, acrescenta.

 

Pequenas e sólidas

Com sede em Juruaia, a Intima Passion está no mercado há 10 anos. A empresa produz cerca de 40 mil peças por mês, entre lingerie e moda praia. Além da loja da fábrica, instalada no município, a Intima Passion tem uma loja conceito no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto (SP). Cerca de 70 empregados trabalham na fábrica e nas duas lojas da empresa.

“Queremos expandir gradativamente a marca por meio do modelo de franquias, que nos possibilita crescer sem a necessidade de grandes investimentos”, diz a empresária Tânia Rezende. Segundo ela, a meta é vender cinco franquias no próximo ano, com a expectativa de que as novas unidades sejam instaladas em um raio de até 300 quilômetros do município sede da empresa.

Expectativa parecida tem a empresária Regiane Acciari, da Camisaria Italiana, de Poços de Caldas. Há 14 anos no mercado, a empresa tem uma história que remonta ao início do século XX, com a chegada do bisavô de Regiane ao Brasil. Lorenzo Acciari, segundo conta sua bisneta, foi o primeiro alfaiate de Minas Gerais. Ele veio da Itália para Poços de Caldas, no início da década de 1900. O ofício do ancestral passou de geração em geração, até chegar ao pai de Regiane, que expandiu a atividade e, mais de noventa anos depois, montou a primeira fábrica de camisas da família Acciari.

Em 2001, a quarta geração da família incrementou os negócios, com a inauguração da Camisaria Italiana. Hoje, a empresa já tem sete lojas, instaladas em Poços de Caldas e Divisa Nova (MG), onde também está a fábrica da camisaria, além das unidades de Mogiguaçu, Ribeirão Preto e Piracicaba, em São Paulo. As lojas empregam 60 pessoas e a fábrica, 30. “Desde que abrimos a primeira loja temos demanda de clientes que nos procuram para comprar os produtos e montar uma franquia em sua cidade”, conta Regiane.

As lojas da Camisaria Italiana oferecem produtos exclusivos. “São apenas 10 peças iguais por loja, o que garante maior valor agregado aos nossos produtos e amplia nosso faturamento”, conta Regiane. Das cerca de 10 mil peças produzidas por mês, mil são direcionadas apenas para as lojas da marca. As demais abastecem as lojas próprias e os clientes multimarcas da empresa, que estão concentrados no Sudeste do país e também em Goiás.

 

SERVIÇO

Lançamento das novas franqueadoras do Sul de Minas e palestra ‘O Mercado de Franchising e suas Oportunidades’, com a diretora da ABF-MG, Danyelle Van Straten

17/11/15

13h30 às 16h40

Local: Salão Nobre do VTC – Praça Champagnat, 89 – Centro/Varginha

Informações: (35) 3690-5100

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas