Publicado em 13/11/2015 - geral - Da Redação
Capacitadas pelo Sebrae Minas, novas franqueadoras ampliam as opções para quem busca investir em marcas já consolidados com custo reduzido
O Sebrae Minas, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) – regional Minas Gerais, lança cinco novas franqueadoras no Sul do estado. Intima Passion, comércio de lingerie; Hot Batata, restaurante; Camisaria Italiana, comércio de camisas masculinas e femininas; Nutriestética, clínica de estética e emagrecimento e a choperia Buteko são as empresas que entram para o setor de franchising. O evento de apresentação das novas franqueadoras será no dia 17 de novembro, em Varginha. Informações: (31) 3690-5100.
As cinco pequenas empresas participam do Programa Minas Franquia, do Sebrae. Lançado há cinco anos, o programa já lançou 65 franqueadoras no estado e soma 106 franquias vendidas. “O volume de negócios gerado nessas transações totaliza cerca de R$8 milhões.”, informa a analista de Acesso a Mercados do Sebrae Minas Alessandra Simões.
De acordo com dados da ABF, o faturamento do setor de franchising no Brasil teve crescimento nominal de 8,2% no terceiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre julho e setembro, o faturamento acumulado foi de R$ 35,5 bilhões. De janeiro a setembro deste ano, a receita acumulada somou R$ 99,385 bilhões, montante 10,1% maior que o registrado no mesmo período de 2014. “Mesmo na crise, as pequenas empresas capacitadas pelo programa continuam expandindo suas marcas”, destaca Alessandra Simões.
Segundo a analista, entre os fatores que favorecem a expansão desse segmento estão o investimento menor que o exigido por grandes empresas, a rentabilidade de alguns negócios e o suporte administrativo oferecido pelas franqueadoras. “Em média, o investimento para a estruturação de uma franquia de uma pequena empresa gira em torno de R$150.000,00, considerando as despesas com licenciamento e montagem do negócio”, acrescenta.
Pequenas e sólidas
Com sede em Juruaia, a Intima Passion está no mercado há 10 anos. A empresa produz cerca de 40 mil peças por mês, entre lingerie e moda praia. Além da loja da fábrica, instalada no município, a Intima Passion tem uma loja conceito no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto (SP). Cerca de 70 empregados trabalham na fábrica e nas duas lojas da empresa.
“Queremos expandir gradativamente a marca por meio do modelo de franquias, que nos possibilita crescer sem a necessidade de grandes investimentos”, diz a empresária Tânia Rezende. Segundo ela, a meta é vender cinco franquias no próximo ano, com a expectativa de que as novas unidades sejam instaladas em um raio de até 300 quilômetros do município sede da empresa.
Expectativa parecida tem a empresária Regiane Acciari, da Camisaria Italiana, de Poços de Caldas. Há 14 anos no mercado, a empresa tem uma história que remonta ao início do século XX, com a chegada do bisavô de Regiane ao Brasil. Lorenzo Acciari, segundo conta sua bisneta, foi o primeiro alfaiate de Minas Gerais. Ele veio da Itália para Poços de Caldas, no início da década de 1900. O ofício do ancestral passou de geração em geração, até chegar ao pai de Regiane, que expandiu a atividade e, mais de noventa anos depois, montou a primeira fábrica de camisas da família Acciari.
Em 2001, a quarta geração da família incrementou os negócios, com a inauguração da Camisaria Italiana. Hoje, a empresa já tem sete lojas, instaladas em Poços de Caldas e Divisa Nova (MG), onde também está a fábrica da camisaria, além das unidades de Mogiguaçu, Ribeirão Preto e Piracicaba, em São Paulo. As lojas empregam 60 pessoas e a fábrica, 30. “Desde que abrimos a primeira loja temos demanda de clientes que nos procuram para comprar os produtos e montar uma franquia em sua cidade”, conta Regiane.
As lojas da Camisaria Italiana oferecem produtos exclusivos. “São apenas 10 peças iguais por loja, o que garante maior valor agregado aos nossos produtos e amplia nosso faturamento”, conta Regiane. Das cerca de 10 mil peças produzidas por mês, mil são direcionadas apenas para as lojas da marca. As demais abastecem as lojas próprias e os clientes multimarcas da empresa, que estão concentrados no Sudeste do país e também em Goiás.
SERVIÇO
Lançamento das novas franqueadoras do Sul de Minas e palestra ‘O Mercado de Franchising e suas Oportunidades’, com a diretora da ABF-MG, Danyelle Van Straten
17/11/15
13h30 às 16h40
Local: Salão Nobre do VTC – Praça Champagnat, 89 – Centro/Varginha
Informações: (35) 3690-5100
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas