Maratona em busca do sonho: Medicina

Publicado em 25/09/2013 e atualizado em 25/09/2013 - geral - Da Redação

Só existe um caminho para ser aprovado em um vestibular de medicina. É estudar muito, ter vontade e disciplina. Por que muitos querem e poucos conseguem? E dos que querem muitos desiste e acaba optando por outro curso?

A Resposta é simples! Você quer, mas não tem vontade. Só querer algo é pouco. O querer sozinho não é poder. Mas se ele estiver somado à vontade, a determinação e disciplina sim. É poder.  Não há nada que resista a essa tríade. 

 

Eu queria namorar aquela garota, mas... Não! Eu quero e tenho vontade, eu vou namorar essa garota! A medicina nesse caso (ao menos para mim foi) é como uma garota ou garoto que você quer tanto namorar. Corre atrás, escreve várias cartas a ela. As várias cartas nesse caso são os vários vestibulares que fazemos para conseguir entrar no curso.

O autor deste humilde diálogo com você vestibulando passou por algo semelhante. Queria ser médico desde a infância, mas apenas queria, deixou a escola com 16 anos. Era analfabeto funcional até os 22 anos. Faltava-lhe o essencial, a vontade, a determinação. Era de família humilde, sem bases educacionais, mas, isso não justifica porque era mentalmente sadio, tinha neurônios funcionais.

Aos 31 anos de idade (hoje no quarto ano) conforme relatou a Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ribeirao/35786-de-lavrador-a-doutor.shtml) Conseguiu. Milagre? Não. Simplesmente libertou-se só do querer. A força de vontade e a disciplina prevaleceram. É como disse o grande neurocientista Miguel Micolelis na última feira do livro de Ribeirão Preto, o impossível torna-se factível, só basta acreditar e ter vontade.

Dá para fazer uma analogia. O vestibular para conseguir uma vaga no curso de medicina é semelhante a uma longa maratona. Muitos vão desistir, irão se cansar  (aqueles que não tiver preparados mentalmente ) no meio do caminho. Aqueles que tiverem determinação, coragem, meta a cumprir, chegarão ao topo e alcançaram a desejada vitória, serão médicos. Uma das profissões mais gratificantes. Cuidar do próximo, do corpo humano. É isso.

José Reinaldo (Medicina-Unaerp).